terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

FONTE: lipidofobia.blogspot.com/

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação


Posted: 06 Feb 2016 04:27 PM PST



Um dos temas menos discutidos na grande mídia sobre o tema das enfermidades psiquiátricas, especialmente os quadros depressivos é o aspecto das implicações em aspectos  metabólicos - como as taxas de colesterol e suas repercussões na saúde mental. No entanto é um tópico que se pesquisado com interesse traz a tona uma série de pesquisas e cientistas que tem voltado seu interesse para o tema. No caso da psiquiatria, parece então que a preocupação é oposta ao cardiologista tradicional, o colesterol não pode estar baixo, ou muito baixo. Na verdade pode ser necessário suplementos à base de colesterol para levantar esses níveis! Isso não é uma insinuação leviana. É que vemos no artigo a seguir:

AS IMPLICAÇÕES DO COLESTEROL BAIXO NA DEPRESSÃO E SUICÍDIO

Artigo James M. Greenblatt, M.D.

No último quarto de século, foi-nos dito que o colesterol é perigoso para a nossa saúde e foram aconselhados a reduzi-lo, a fim de viver uma vida mais saudável. No entanto, o colesterol é essencial para manter uma boa saúde mental. O cérebro é o órgão mais rica em colesterol no corpo, e privando o cérebro de ácidos gordos essenciais e de colesterol pode conduzir a nefastos problemas de saúde. Níveis mais baixos de colesterol no sangue estão sendo associados com um maior risco do desenvolvimento de transtorno depressivo maior, bem como um aumento do risco de morte por suicídio. Um estudo publicado no Journal of Psychiatric Researchdescobriu que os homens deprimidos com níveis de colesterol total baixo (menos de 165 miligramas por decilitro [mg / dL]) tinham sete vezes mais probabilidade de morrer prematuramente de causas não naturais, tais como suicídio e acidentes.

Mais recentemente, a contínua alegação de que o colesterol seja perigoso emergiu para escrutínio. Uma meta-análise publicada na edição de março 2014, do Annals of Internal Medicineconstatou que não há provas suficientes que sustentam a crença de que a gordura saturada (consumo de) aumente o risco de doença cardíaca. Depois de analisar 72 estudos diferentes, os pesquisadores não confirmaram que as pessoas que ingeriram maiores níveis de gordura saturada tinham mais doenças cardíacas do que aquelas que comeram menos. Os pesquisadores chegaram à conclusão de que, em vez de evitar as gorduras, que são essenciais para manter a saúde do cérebro, os cientistas estão identificando os verdadeiros vilões como açúcar e alimentos altamente processados.

Colesterol Baixo e Depressão

Vários estudos mostram que os baixos níveis de colesterol estão ligados a um risco aumentado de desenvolvimento de depressão. Considere os seguintes exemplos:

  1.     Um estudo de 1993 publicado na revista Lancet relatou: "Entre os homens com idade de setenta anos de idade ou mais, a depressão categoricamente definida foi três vezes mais comum no grupo com baixo colesterol plasmático total... Do que naqueles com concentrações mais elevadas."
  2.    Um estudo de 2000 publicado na Psychosomatic Medicine, os pesquisadores compararam os níveis de colesterol aos sintomas depressivos em homens na faixa etária 40-70. Eles descobriram que os homens que a longo prazo tinham os menores níveis de colesterol total "têm uma maior prevalência de sintomas depressivos", em comparação com aqueles com níveis mais elevados de colesterol.
  3.     Mulheres com níveis baixos de colesterol também são vulneráveis ​​à depressão. Em 1998, pesquisadores suecos relataram os resultados de seu estudo de taxas de colesterol e sintomas depressivos entre 300 mulheres saudáveis, com idades entre 31-65, em Estocolmo e arredores. As mulheres no grupo de colesterol mais baixo (do décimo percentil) sofriam significativamente mais de sintomas depressivos do que as demais.
  4.     Um estudo de 2001 publicado na Psychiatry Research examinou pacientes de cuidados primários na Irlanda, verificando que os baixos níveis de colesterol estavam ligados a classificações mais elevadas em escalas de avaliação de depressão.
  5.     Pesquisadores italianos mediram os níveis de colesterol de 186 pacientes internados por depressão e encontraram uma associação entre o baixo colesterol e sintomas depressivos.
    Estas investigações são apoiadas por outros estudos, incluindo uma meta-análise de 2008, que concluiu que o colesterol total mais elevado foi associado com menores níveis de depressão. Um estudo de 2010 publicado no Jornal de Neuropsiquiatria e Neurociências Clínicas examinou os níveis de HDL em pessoas deprimidas e descobriu que níveis baixos de HDL estavam ligados a "sintomatologia depressiva de longo prazo."


Baixo colesterol e suicídio

O sofrimento associado a um episódio depressivo pode ser muito difícil, e um dos grandes temores é que alguém no auge da depressão não veja qualquer mérito em continuar a viver.

As primeiras evidências de uma ligação entre níveis baixos de colesterol e suicídio surgiram a partir do estudo Multiple Risk Factor Intervention Trial, uma investigação em grande escala, de longo prazo sobre vários fatores de saúde que envolvem centenas de milhares de voluntários. Os dados do estudo foram analisados ​​por pesquisadores da Universidade de Minnesota, que descobriram que as pessoas com níveis de colesterol total abaixo de 160 mg / dL foram mais propensos a cometer suicídio do que aqueles com níveis mais elevados de colesterol. Outros estudos são igualmente alarmantes:

  1. Um estudo de 2008 examinou quarenta homens que foram hospitalizados devido ao transtorno bipolar. Vinte tinham tentado o suicídio em algum momento no passado, e os outros vinte não tinham. Ambos os níveis de colesterol e gorduras no sangue eram mais baixos, em média, entre aqueles que tentaram o suicídio.
  2. Um artigo publicado no Journal of Clinical Psychiatry, no mesmo ano relatou os resultados de um exame dos níveis de colesterol em 417 pacientes que tentaram suicídio em algum momento, 155 pacientes psiquiátricos internados que não tinham esse risco, e controles saudáveis. Os resultados do estudo sugerem que a redução do colesterol pode ser associada com as tentativas de suicídio.
  3. O método suicida de escolha, uso de arma de fogo (tentativa violenta) versus uso de comprimidos, por exemplo, também pode estar relacionado com os níveis de colesterol. Um estudo de 2008 publicado no Psychiatry Research fez a comparação entre dezenove pessoas que tentaram suicídio usando métodos violentos, dezesseis que tinha tentado matar-se sem violência, bem como vinte controles saudáveis. Os pesquisadores descobriram que "violentos que tentam o suicídio tinham níveis de colesterol total e de leptina significativamente mais baixos em comparação com aqueles com tentativas não-violentas de suicídio."


A conexão entre o baixo colesterol e suicídio é destacado em um estudo de 2004, que concluiu que um nível baixo de colesterol total pode ser usado como um indicador de risco de suicídio. Este estudo, envolvendo tentativas de suicídio com transtorno depressivo maior, pacientes deprimidos não-suicidas e controles normais, encontrou diferenças significativas nos níveis de colesterol entre os vários grupos.

O nível total de colesterol médio no soro foi de 190 mg / dl entre os controles normais, 180 mg / dl no grupo não-suicida deprimido, e 150 mg / dl entre os pacientes depressivos suicidas. Este estudo mostrou que o nível total de colesterol pode ser utilizado para medir o possível risco de suicídio (menos do que 180 mg / dL) e risco provável (150 mg / dL ou inferior).

O suicídio não é o único tipo de violência associada com níveis mais baixos de colesterol. O homicídio e outras violências cometidas contra os outros também está associada com o baixo colesterol. Pesquisadores suecos compararam medições de colesterol isoladas em quase oitenta mil homens e mulheres, na faixa etária 24-70, após sua prisão por crimes violentos. Os investigadores relataram que "baixo colesterol está associado com o subsequente aumento da violência criminal."

Qual é o Colesterol-Depressão ligação?

Há fortes evidências científicas indicando que o baixo colesterol e o suicídio, especialmente o suicídio violento, estão ligados. A grande maioria dos estudos que associam o baixo colesterol à depressão, suicídio e violência examinou o nível de colesterol sérico. Mas e sobre qual é a quantidade de colesterol no cérebro?

Pesquisadores canadenses foram os primeiros a analisar esta questão em seu estudo de 2007 publicado no International Journal of Neuropsychopharmacology. Os investigadores tinham medido e comparado o teor de colesterol em várias partes do cérebro de 41 homens que tinham cometido suicídio e 21 homens que morreram de outras causas, repentinas, que não tiveram impacto direto sobre o cérebro. Os resultados foram intrigantes: Quando os suicídios foram categorizados como violento ou não violento, aqueles que haviam cometido suicídio violento foram ligados por terem menos colesterol do que os outros na matéria cinzenta do cérebro. Isto foi visto especificamente no córtex frontal, uma parte do cérebro que lida com "funções executivas", incluindo processos envolvidos no planejamento, flexibilidade cognitiva, pensamento abstrato, iniciando ações adequadas e inibindo ações inapropriadas, e seleção de informação sensorial relevante. O córtex frontal, essencialmente, controla a capacidade de tomar boas decisões.

O colesterol é um precursor essencial para muitas moléculas fisiológicas essenciais no corpo humano que afetam direta e indiretamente o nosso humor e a função cerebral ideal. Alguns pesquisadores acreditam que os níveis baixos de colesterol alteram a química do cérebro, a supressão da produção e / ou a disponibilidade do neurotransmissor serotonina. O colesterol é essencial para a síntese de todos os hormônios esteroides sexuais, incluindo DHEA, testosterona e os estrogênios. O colesterol é também necessário para a síntese da vitamina D.

Clinicamente o baixo colesterol é uma variável importante no tratamento e recuperação de distúrbios de humor. Um simples exame de sangue para verificar o colesterol total pode refletir vários fatores que influenciam o tratamento. Na prática clínica (do autor) durante os últimos 20 anos, ele percebeu que o baixo colesterol (<130) tem implicações significativas para o que é referido como a depressão "refratária ao tratamento". Isto refere-se a pacientes que não conseguiram se recuperar com medicamentos antidepressivos tradicionais. Os pacientes refratários aos tratamentos muitas vezes lutam com intensa ideação suicida e comportamento agressivo. Muitas vezes, somos capazes de determinar que o baixo colesterol é genético, pois há outros membros da família que também têm baixos níveis de colesterol, apesar de comerem uma dieta rica em colesterol e gorduras saturadas. Para os indivíduos com baixo colesterol, uma dieta com colesterol adequado e gorduras saturadas é altamente recomendado, a fim de repor os níveis de colesterol, embora o colesterol suplementar também pode ser necessário para muitos.

Suplemento de colesterol
Um suplemento de colesterol novo (exemplo: Sonic Cholesterol supplement) fornece 250 miligramas de colesterol por cápsula. Indivíduos com baixos níveis de colesterol pode tomar entre duas a seis cápsulas por dia a fim de restaurar os níveis de colesterol adequadas para a função cerebral ideal. A reposição do colesterol é muitas vezes lenta e pode levar muitos meses. Uma vez que os níveis de colesterol são normalizados, muitas vezes vemos uma melhoria nos sintomas e uma dependência diminuída em medicamentos. É impressionante a testemunhar de forma consistente a alta correlação entre os níveis de colesterol e sintomas comportamentais e de humor.

Conclusão


Há uma quantidade crescente de pesquisas examinando o uso de ácidos graxos essenciais, especialmente o ômega-3 de em psiquiatria, mas que muitas vezes ignoram o colesterol. Os baixos níveis de colesterol e ácidos graxos essenciais estão intimamente ligados à depressão. Compreender as consequências de deficiências em gorduras essenciais e colesterol é importante para o tratamento eficaz da depressão. Tanto por ter sido induzido por medicamentos, por causa genética, ou como resultado de padrões alimentares, o colesterol baixo prejudica a função cerebral ideal e muitas vezes impede uma bem sucedida recuperação para a depressão crônica.

LINK DO TEXTO ORIGINAL: AQUI

Artigo publicado em novembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.