sábado, 27 de fevereiro de 2016

NOSSO ESTUDO É CURTO. NOSSA FÉ É SEM TAMANHO.


   Quando começamos a trocar olhares mais demorados, eu Devanir, tinha 12 anos, e meu futuro marido, Osmar, tinha 17.
   Morávamos no sítio, casei com 16 anos. A lida envolvia café, laranja, amendoim, e horta para nosso consumo.
   Quando os filhos tinham 11 e 2 anos decidimos vir para cá, buscando estudo para eles. Osmar conseguiu emprego de vigia, e logo estruturamos uma horta. Trabalhávamos ambos, ele em seu período de descanso, e logo ganhava mais com a verdura que vendia em seu emprego do que sua diária de trabalho. Os filhos iam para a escola, depois vinham para a horta, nos ajudando após fazer suas lições.
   Lutamos muito, hoje ambos têm educação universitária, e continuam parceiros, pois, a horta é de nossa família, sustenta minha casa e os sonhos de crescimento que vão surgindo com a vida.
   Foi graças ao empenho e estudo de meu filho mais velho que dominamos o cultivo usando a técnica hidropônica. Ele nos auxilia na dosagem dos nutrientes até hoje.
   Temos orgulho de contar com muitos clientes fiéis, alguns há vinte e dois anos. Em volta da horta o Osmar plantou muitas roseiras, que oferecemos à Nossa Senhora Aparecida. Muitas pessoas pedem mudas e rosas. Damos com alegria, como oferta de nossa Santa.
   Hoje tenho 58, há tempos procurando controlar minha pressão alta. O Osmar está com 63 anos, ativo apesar de ter um coração que lhe dá um bom trabalho. Os filhos nos cuidam como dois anjos da guarda.
   Osmar reza o terço todo dia, antes de deitar. Dá risada de mim porque rezo deitada. Esta hora estou cansada, acordamos às três da madrugada para o trabalho, costume da roça.

“Deus é puríssima essência. Para os que tem fé nele, Deus simplesmente é.” – Mahatma Ghandi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.