terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

A Oficina de Teatro Cego abre curso de interpretação Teatral para pessoas com deficiência visual

by Ricardo Shimosakai
Além da formação de atores, o objetivo é criar um centro de pesquisas teatrais voltado exclusivamente para esse novo tipo de manifestação cênicaAlém da formação de atores, o objetivo é criar um centro de pesquisas teatrais voltado exclusivamente para esse novo tipo de manifestação cênica
A Caleidoscópio Comunicação e Cultura
A Caleidoscópio Comunicação e Cultura é uma produtora que tem como objetivo principal, usar a arte e a cultura como ferramentas de transformação social. Fundada em 2003, tem em seu portfólio projetos como 'Os Sons da Paz' e 'Os Novos Caminhos da Música', que reúnem a dança, o canto, a percussão e o circo em cursos gratuitos para a comunidade, unindo pessoas das diversas classes sociais em um espetáculo de música e cor, tendo a inclusão e a integração como base de suas realizações. Em 2010 a produtora estreou no Brasil o formato Teatro Cego.
O Teatro Cego
O Teatro Cego é um formato teatral inovador, onde todo o desenvolvimento da trama acontece em um local completamente escuro, fazendo com que os espectadores, sem poderem contar com a visão, tenham que se valer de todos os seus outros sentidos (olfato, tato, paladar e audição) para compreenderem o conteúdo da peça. Neste formato, o espectador é colocado dentro do espaço cênico e a peça teatral acontece ao seu redor. Essa condição ímpar insere o público no universo dos deficientes visuais, que se utilizam desses quatro sentidos, somados à intuição, para compreenderem o mundo ao seu redor.
O primeiro espetáculo nesse formato chegou aos palcos em 2012. Era a peça 'O Grande Viúvo', baseada no texto homônimo de Nelson Rodrigues, um dos pilares da moderna literatura brasileira. Em 2014, veio a segunda montagem, o espetáculo Acorda, Amor!, uma peça que conta a história de quatro jovens envolvidos na luta pelo fim da ditadura no Brasil, no início dos anos 70. Por se tratar de espetáculos que acontecem totalmente no escuro, a equipe (produção, elenco, técnicos) conta com vários deficientes visuais, cumprindo assim, também, um papel social, inserindo esses profissionais no mercado de trabalho e abrindo a possibilidade de uma forma de expressão artística que, até então, imaginava-se inviável para essas pessoas.
A Oficina de Teatro Cego
A partir dessa experiência, que este ano completa seis anos de pesquisa e produção, surgiu o projeto "Oficina de Teatro Cego", com a finalidade de compartilhar o aprendizado e a pesquisa acumulados nesse tempo. As oficinas são direcionadas a pessoas com deficiência visual que queiram ingressar no mundo das artes cênicas. Além da formação de atores que poderão fazer parte dos elencos das atuais e das próximas montagens do Teatro Cego, o objetivo é criar um centro de pesquisas teatrais voltado exclusivamente para esse novo tipo de manifestação cênica. As oficinas contarão com duas turmas: uma para crianças entre 10 e 15 anos (aulas às quartas e quintas feiras, das 14h às 17h) e outra para maiores de 15 anos (aulas às terças e quintas feiras, das 9h às 12h) e acontecerão no Espaço Cultural Caleidoscópio, na Rua da Gávea, 166 - Vila Maria.
O início das aulas acontece em março e a oficina vai até dezembro. Este projeto conta com o patrocínio da empresa Eaton, através do ProAC - Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e, por isso, acontece de forma completamente gratuita. Devido ao número restrito de vagas (25 vagas), haverá uma seleção prévia feita através de uma entrevista com horário marcado, que deve ser agendada pelo telefone 2207-0203.
Outras informações detalhadas são encontradas em http://www.oficinadeteatrocego.com.br ou pelo próprio telefone.
Curso gratuito de interpretação Teatral para pessoas com deficiência visual.
INSCRIÇÕES:
Telefone: 11 2207-0203  (Falar com Fabiana) – 9h30 às 17h30 
E-mail: fabiana@caleidocultura.com.br
DURAÇÃO DO CURSO:
Março a Dezembro de 2016
HORÁRIOS DAS AULAS
Turma 1 (adultos)
Terça-Feira – 9h às 12h – Interpretação Vocal
Quinta-Feira – 9h às 12h – Interpretação Corporal
Turma 2 (10 anos a 15 anos)
Quarta-Feira – 14h às 17h – Interpretação Vocal
Quinta-Feira – 14h às 17h – Interpretação Corporal
Fonte: Caleidoscópio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.