quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O câncer só se desenvolve se tiver terreno fértil

Escrito por  Sylvia Lopes (*)
Avalie este item
(0 votos)
o-cancer-so-se-desenvolve-se-tiver-terreno-fertil-fotodestaquePesquisas concluíram que quando o sistema imunológico está enfraquecido as células cancerígenas têm campo livre para proliferar. O câncer só se desenvolve se tiver terreno fértil. As pesquisas indicam que a falta de defesas abre espaço para que as células de câncer adormecidas se tornem tumores agressivos. Organismo tem recursos conhecidos para evitar que tumores desenvolvam-se. Quais são. Como atuam. Que atitudes e modos de vida podem estimulá-los ou inibi-los.
Uma vez que um câncer se instala, nosso organismo entra em guerra. As células cancerígenas se comportam como “foras da lei”, desobedecendo as regras de regulação dos tecidos — como morrer depois de certo número de divisões. Multiplicam-se incessantemente, invadindo o espaço das células vizinhas, intoxicando-as e criando uma inflamação local que estimula ainda mais esta expansão. Para garantir abastecimento de nutriente para as células cancerosas, os vasos sanguíneos são convocados a desviar-se das células saudáveis, vizinhas; esta “alimentação” faz com que aquele amontoado celular torne-se um tumor rapidamente. No entanto, é possível intervir e desorganizar estes bandidos, impedindo que as etapas aqui descritas muito sumariamente aconteçam. 
Se a estratégia for bem sucedida, haverá três efeitos que contrariam a lógica do câncer:
1) o sistema se mobilizará para destruir estas células;
2) os vasos sanguíneos não se desviarão mais para abastecer o amontoado celular, evitando a formação do tumor.
Esses dois processos podem ser grandes aliados dos tratamentos convencionais e, como descreveremos a seguir,  podem ser desenvolvidos para evitar a progressão da doença.
Sistema Imunológico
Um dos principais objetivos na luta contra o câncer é reforçar a ação do sistema imunológico e em especial das células NK. As células NK (Natural Killers), ao contrário dos outros linfócitos, não precisam estar na presença de um antígeno para se mobilizarem (antígenos são encarregados de alertar o corpo da presença de inimigos). Logo que detectam a célula inimiga, as NKs aglutinam-se à sua volta, buscando contato com a membrana da célula cancerígena, liberando perforina e granzimas que, unidas, são capazes de matar diferentes tipos destas células. Portanto, quanto mais forte estiver o sistema imunológico, maior será sua reação contra as células doentes e maior a chance de cura do paciente.
Um estudo acompanhou 77 mulheres portadoras de câncer de mama por 12 anos — o acompanhamento começou logo na descoberta da doença. O material da biópsia que diagnosticou o câncer foi cultivado na presença das células brancas da própria paciente. Em algumas amostras, os glóbulos brancos não reagiram; em outros casos, ao contrário, houve uma grande reação. Ao término da pesquisa, 12 anos depois, 47% das pacientes cujos glóbulos brancos não haviam reagido em laboratório haviam falecido. Em compensação, 95% das mulheres cujo sistema imunológico havia reagido com força estavam vivas. 
Esta e outras diversas pesquisas concluíram que quando o sistema imunológico está enfraquecido as células cancerígenas têm campo livre para proliferar. O câncer só se desenvolve se tiver terreno fértil. As pesquisas indicam que a falta de defesas abre espaço para que as células de câncer adormecidas se tornem tumores agressivos. Nós podemos estimular a vitalidade do sistema imunológico, de maneira que os glóbulos brancos se esforcem ao máximo diante do câncer. Para isso, é importante alimentar o sistema imunológico com bons nutrientes, protegendo-o de toxinas, e ter controle sobre as emoções, reduzindo o nível de estresse do organismo.
As diferentes pesquisas sobre a atividade dos glóbulos brancos mostram que eles reagem à alimentação, ao meio ambiente, à atividade física e à vida emocional. Todas as pessoas devem ser encorajadas a um estilo de vida que estimule o fortalecimento de seu sistema imunológico, estando adoentadas ou não.
O que provoca inflamação
- dieta ocidental tradicional;
- picos glicêmicos (ingestão de açúcares e farinhas refinadas);
- carne vermelha, laticínios e ovos de animais criados em escala industrial;
- omega-6 (óleo de milho, girassol, cártamo e soja);
- sensação persistente de raiva ou desespero;
- sedentarismo (menos de 20 minutos de atividade física por dia);
- fumaça de cigarro, poluição e poluentes domésticos.
O que evita inflamação
- dieta mediterrânea, indiana ou asiática;
- farinhas integrais;
- no máximo 50g de carne orgânica por semana;
- omega-3 (azeite de oliva, linhaça e óleo de canola);
- peixes;
- laticínios e ovos orgânicos;
- risada, leveza e serenidade;
- 30 min de atividade física por dia – lembre-se, as células cancerígenas não se desenvolvem em ambiente rico em oxigênio. Oxigene-se!!!
Leiam o artigo na íntgra Aqui 
(*)Sylvia Lopes, co-editora do blog Hoje Tem. Artigo publicado em 21 de janeiro de 2016 por Mauro Lopes e Sylvia Lopes. Imagem: Em imagem de microscópio, células NK (verdes) conectam-se a uma célula cancerígena, para tentar romper sua membrana. Estudos demonstram que “viver na contramão” é um dos fatores capazes de estimular defesa natural contra câncer
http://www.portaldoenvelhecimento.com/saudedoenca/item/3915-o-cancer-so-se-desenvolve-se-tiver-terreno-fertil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.