quarta-feira, 8 de abril de 2015

Paraguai aposta no turismo de inclusão

by Ricardo Shimosakai
Informação em Braille nos atrativos turísticos permitirão um melhor entendimento com autonomia de pessoas com deficiência visualInformação em Braille nos atrativos turísticos permitirão um melhor entendimento com autonomia de pessoas com deficiência visual
Com o objetivo de seguir somando ao turismo acessível mundial, a Ministra do turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, explica que a instalação de cartazes em espanhol, guarani e inglês e no sistema Braille "coloca o Paraguai na vanguarda dos países que levam para a prática a definição do turismo acessível estabelecida pela Organização Mundial do Turismo."
Os atos de habilitação se iniciaram na Missão de Jesus, localizada em um prédio de 16 hectares, com presença dos representantes da Agência Espanhola para a Cooperação Internacional e o desenvolvimento (AECID), dirigidos pela diretora geral para América Latina e Caribe, Mónica Colomer, organização que colaborou para a instalação de cartazes em ambos lugares históricos. O evento também contou com a presença do embaixador da Espanha no Paraguai, Diego Bermejo.
"Estamos dando um passo histórico no turismo de inclusão no país", destacou a ministra do turismo, Marcela Bacigalupo, durante a inauguração dos novos cartazes publicitários em três idiomas, incluindo o guarani, e em sistema Braille nas Missões Jesuíticas Guaranis de Jesus de Tavarangüé e da Santíssima Trindade do Paraná. "Assim como a OMT, o governo paraguaio está convencido de que facilitar o acesso à riqueza turística das pessoas com deficiência é um elemento essencial da política de desenvolvimento do turismo sustentável e responsável ", acrescentou.
Por sua vez, a diretora geral da América Latina e Caribe da AECID reafirmou o compromisso da organização em continuar a apoiar o projeto de resgate do patrimônio imaterial e garantir maior acessibilidade às Missões Jesuíticas do Paraguai. Em relação à nova sinalização, Colomer expressou confiança de que a partir das melhorias, ambas as heranças conseguirão atrair um maior número de turistas estrangeiros e nacionais.
"Paraguai está vivendo a inclusão", destacou o diretor da Secretaria Nacional dos Direitos Humanos das Pessoas Descapacitadas (Senadis), Diego Samaniego.
Fonte: Portogente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.