terça-feira, 21 de abril de 2015

A história da família de Luci mostra a intensa flexibilidade e a vigilância constante como uma expressão de amor, respeito e inteligência nas relações familiares.

Ninho mágico de amor e segurança

   É o que tentamos construir nestes últimos anos para minha mãe. Somos 13 filhos, 8 mulheres e 5 homens.
   Sou Luci, com 50 anos, a caçula das mulheres. Quando eu tinha 12 anos perdemos meu pai, e nossa mãe foi nosso apoio. Comecei a trabalhar aos 15, e desde sempre moramos juntas. Jefferson surgiu em minha vida afetiva e “adotou “minha mãe (para alegria de todos) –somos atualmente as únicas pessoas que ela reconhece. Só admite fazer suas refeições se estamos presentes.
   Hoje ela tem 88 anos, e faz 8 anos que passou a cuidar da casa, esquecendo panelas no fogo, deixando as roupas esquecidas debaixo de ferro de passar, queimando. Surgiu extrema dificuldade para adormecer à noite, pedia pelas suas “crianças”. Nomes e identidades foram se apagando – todos agora eram “mãe”. Demorei a me acostumar a ser chamada assim.
   Ela sofreu um acidente vascular cerebral – AVC, e o custo final foi um olho sempre fechado (o que a incomoda muito) e falha de equilíbrio severa – só anda de braço dado. Só dorme de mãos dadas com uma pessoa ao seu lado. Sabemos que é Alzheimer, agora, e vamos adaptando nosso mundo para que ela sofra o mínimo possível.
   Ela não suporta mais ficar sozinha em um cômodo da casa. Grita até que surja alguém. Agora está em estado de permanente agitação, acho que o incômodo da comunicação falha (já tem problemas de audição) deve gerar muita ansiedade.
   Aprendemos a dividir a responsabilidade dos cuidados – durante a semana eu, minha irmã Elza e Jefferson cuidamos de tudo, e os fins de semana são alternados nas casas das demais filhas.
   Ela é muito amorosa com todos.

“E a doçura é tanta que faz insuportável cócega na alma. Viver é mágico e inteiramente inexplicável. – Clarice Lispector.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.