quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MINHAS GÊMEAS, MINHA VOLTA Á VIDA. Caso Real

Recebo elogios no trabalho, pela produção e agilidade, mesmo só podendo usar o braço direito. Já operei máquina de malharia, já fui auxiliar de escritório.

Estou empregado, mas busco melhor oportunidade. Faz cinco anos que sofri acidente de moto, voltava sozinho, de um encontro com amigos, tinha bebido um pouco, insisti em voltar apesar de muito cansado e dormi na pista, dirigindo.

Acordei já no chão, com o braço direito quebrado pelo guard-rail. Um anjo passava neste instante, parou seu carro e me retirou da pista. Desmaiei. No hospital colocaram pino em meu braço, mas o impacto gerou uma lesão plexo-braquial. Trata-se de grave disfunção do membro superior, capaz de comprometer os movimentos de ombro, cotovelo e mão, por rompimento ou estiramento.

É com muitas dificuldades que faço tratamento até hoje. Existem raros especialistas na área, e sei que meu braço nunca mais poderá funcionar como antes. Minha volta ao mundo “normal” aconteceu de forma muito lenta, com muita dor, com muitas tentativas de tratamento, com a esperada depressão a ser vencida e apoio psicológico.

Hoje tenho vinte e sete anos, ensino médio completo, quero e preciso muito trabalhar, tenho duas filhinhas gêmeas de dez meses. Penso que precisamos de mais oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência, e acesso mais fácil a médicos especialistas.

Lesões como a que sofri precisam de atendimento precoce, idealmente até um ano após o acidente, pois a resposta seria maior e disfunção menor. Minha força de vida retornou quando tive minhas meninas. Com elas tive a graça de perceber que “Escapamos da morte quantas vezes for preciso, mas da vida nunca nos livraremos” – Chico Xavier.


Caso real. Elizabeth Fritzsons da Silva, Psicóloga – Diretora da Unidade de Atenção  aos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Um comentário:

  1. Revolta casos como este e saber que nosso exmo ex presidente se aposentou pq perdeu um dedinho....

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.