segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Cerimônia de abertura da Paraolimpíada tem Brasil ovacionado

JAIRO MARQUES
ENVIADO ESPECIAL A LONDRES

Faltando uma hora para o início da cerimônia oficial de abertura dos Jogos Paraolímpicos de Londres, quem se abriu para um estádio tomado por 80 mil pessoas foi o céu da capital britânica, que passou o dia todo encoberto e com muita chuva.

Delegação brasileira é uma das mais ovacionadas ao desfilar pelo Estádio Olímpico

Mas os ingleses pareciam ter combinado com o clima. O espetáculo começou justamente com chuva, mas de bolhas de sabão. Bailarinos com seus guarda-chuvas flutuaram pelo centro da apresentação em um dos momentos mais emocionantes da festa.

Isso após um avião de pequeno porte, cheio de luzes azuis e soltando faíscas, pilotado por uma pessoa com deficiência, cruzar o céu. O físico Stephen Hawking fez um breve discurso sobre respostas para os mistérios do universo e, em seguida, explosões de fogos simularam o "big bang".

Cumprindo o compromisso de dar aos paraolímpicos a mesma importância que deu ao evento dos atletas olímpicos, Londres levou a rainha Elizabeth 2ª para garantir a nobreza da festa.

Bailarinos flutuando

A delegação brasileira, com 182 para-atletas, foi ovacionada ao desfilar para o público no Estádio Olímpico. O nadador Daniel Dias, um dos maiores medalhistas do país, carregou a bandeira na cerimônia de abertura.

Para os inspiradores da competição, os melhores lugares do Estádio Olímpico. A arena teve ampliada, nos últimos dias, sua capacidade para receber cadeirantes, com cerca de 500 posições.

Havia áudio-guia do evento especialmente preparado para os cegos e transmissão simultânea em libras (língua dos sinais) e com legendas, nos telões. Após três horas de cerimônia, mais chuva. Dessa vez, de papel picado.

Em seguida, os discursos, todos envolvendo o lema dos Jogos: inspirar uma geração a mudar o mundo para melhor. Seis cadeirantes, numa precisão de movimentos incrível, entraram carregando a bandeira paraolimpíca.

Fonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.