sábado, 26 de março de 2016

ENFRENTEI O MÊDO, SEGUI O CORAÇÂO, ENCONTREI PAZ
   Sou Marlene, com 73 anos, advogada atuante, aposentada. Venho de grande família, de raiz japonesa. Trabalho desde 11 anos, morávamos em Santos.
   Gostei de Gerson, um professor e casei. Tínhamos uma filha de cerca de 5 anos, nós estávamos na casa dos 30, e diagnosticamos um câncer de laringe em meu marido.
   Iniciamos seu tratamento. Amiga de trabalho solicitou que nossa casa abrigasse durante alguns dias menino de cerca de um ano e pouco, que não havia conseguido convivência satisfatória em quatro lares anteriores. Isto há 40 anos atrás, era a única dinâmica possível para o trâmite de uma adoção.
   A criança me foi entregue, percebi seus olhos meio claros, o cabelo loirinho. Usava um macacão vermelho, minha cor predileta.
   Em casa, marido e filha aguardavam no portão. Ele abriu os braços e o nenê se jogou no aconchego. A filha, Moira, encantada falava – “meu irmãozinho! ”.
   Foram amigos inseparáveis durante seis meses, até meu marido falecer.
   Adotamos a criança e demos o mesmo nome de seu pai. Ele mostra saudades até hoje.
   Aos 38, promovida, me foi designada a instauração do primeiro Ofício Criminal , Corregedoria Geral e Polícia Judiciária de Americana.
    Com 18 anos meu moço foi se aventurar no Japão. Com 20 anos apresentou seu primeiro surto de esquizofrenia. Voltou ao Brasil.
   Eu não sabia se acudia a doença ou seus distúrbios paralelos de adição à drogas e álcool.
   Fiz muita terapia para enfrentar o medo de conviver com doença incurável. Filha, seu marido e netos são importante apoio.
   Sou preletora de Seicho-no-ie e esta filosofia de vida também é parte importante de minha existência.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.