segunda-feira, 21 de março de 2016

Idosa de 90 anos parte em viagem pelos EUA

by Ricardo Shimosakai
Viagem de Norma - Parque Nacional do Grand Canyon. Depois de descobrir o câncer no útero, Norma decidiu sair numa aventura com a família.Viagem de Norma - Parque Nacional do Grand Canyon. Depois de descobrir o câncer no útero, Norma decidiu sair numa aventura com a família.
Para quem não sabe, câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. Atualmente, se forem descobertas rapidamente, as doenças podem ser curadas, contudo o processo do tratamento ainda é difícil de suportar, tanto fisicamente quanto emocionalmente para os pacientes e seus familiares.
Quem não quis se preocupar com isso foi uma senhora de 90 anos, chamada simplesmente de Norma, residente no norte de Michigan, Estados Unidos. Ela escolheu um caminho diferente.
A princípio, Norma tinha um marido chamado Leo, com quem estava casada há 67 anos. No dia seguinte à internação de Leo em um hospício, sua esposa soube que estava com tumor nos ovários. Depois de duas semanas turbulentas, ele faleceu em julho de 2015, também devido a um câncer, e ela estava preparada para uma má notícia vinda do médico. O doutor ficou surpreso ao saber que sua paciente já estava disposta a recusar qualquer tratamento, e se surpreendeu mais ainda ao descobrir sua pretensão de vender a casa e partir numa viagem dentro de uma Kombi com seu filho Tom, a nora Ramie e o cão Ringo. A ideia foi aprovada por todos.
“Como médicos, nós vemos o que o tratamento do câncer parece a cada dia. UTI, lares de idosos, efeitos colaterais terríveis e, honestamente, não há garantia de que ela vai sobreviver à cirurgia inicial para remover a massa”, o médico explicou. “Você está fazendo exatamente o que eu gostaria de fazer nesta situação. Tenham uma fantástica viagem”, desejou por fim. Norma já está na estrada há mais de 180 dias, conhecendo os estados americanos e lugares como a Disney, em Orlando, Flórida, e o Museu da Segunda Guerra Mundial, em Nova Orleans, Luisiana. A idosa afirma se sentir bem, passeando em sua cadeira de rodas, e Ramie confirma com surpresa sua disposição.
A história e as fotos da viagem renderam uma página no Facebook chamada “Conduzindo Miss Norma”, uma referência ao filme clássico “Conduzindo Miss Daisy”, e já conta com quase 174 mil curtidas. Os seguidores acompanham Norma pela estrada, e dentre eles está o escritor Paulo Coelho e até veículos de comunicação, como é o caso da CBS News. A família está emocionada com a repercussão. Norma parece contente com sua decisão e agora a próxima etapa é Geórgia, no sul dos Estados Unidos.
Fonte: blastingnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.