segunda-feira, 14 de março de 2016

09/03/2016 14h16 - Atualizado em 09/03/2016 17h46
fonte : http://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2016/03/estudantes-criam-quadrinhos-para-explicar-direitos-dos-idosos-no.html


Estudantes criam quadrinhos para explicar direitos dos idosos no TO

Tema é abordado através da personagem 'Dona Zezé', uma idosa comum. 
Projeto nasceu em disciplina do curso de direito da UFT, em Palmas.

Gabriela LagoDo G1 TO
Temas como preferência são abordados de forma lúdica (Foto: Divulgação)Temas como preferência são abordados de forma lúdica (Foto: Divulgação)
Um grupo de nove estudantes do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas, criou quadrinhos para explicar os direitos dos idosos. Temas como preferência, agressão e meia entrada no cinema são abordados de forma lúdica, através da personagem "Dona Zezé".
"Ela é alguém comum. A ideia é mostrar que qualquer pessoa pode defender seus direitos. Inclusive os idosos. Geralmente eles ficam intimidados, como medo de serem desrespeitados se forem em busca das garantias deles. Além disso, explicar que não precisam ser jovens ou super-heróis", explica a estudante Bárbara Geovana Maciel Ferreira, de 22 anos. 
Antes de conceber quadrinhos, estudantes foram até escolar explicar direito dos idoso para alunos de ensino médio (Foto: Arquivo Pessoal)Antes de conceber quadrinhos, estudantes foram
até escolar explicar os direitos dos idosos para
alunos do ensino médio (Foto: Arquivo Pessoal)
Segundo a jovem, o projeto nasceu em uma disciplina do curso.
Antes de chegar a composição dos quadrinhos, os alunos estudaram os direitos dos idosos e foram até algumas escolas para explicá-los aos estudantes do ensino médio.
Foi então que perceberam que para alcançar os mais jovens, a mensagem deveria ser mais atrativa que os panfletos distribuídos durante as visitas.
"Queríamos chamar a atenção desse público de forma rápida e chamativa", afirma a jovem.
Para disseminar a ideia e falar de forma ainda mais direta com o público jovem, o grupo criou umapágina no Facebook. Também faz parte das ações, a exposição de banners em locais estratégicos. "Procuramos lugares com grande fluxo de pessoas."
De acordo com Bárbara, a boa ideia teve recompensa. O grupo cumpriu com o objetivo da disciplina e foi aprovado com êxito. "Tiramos 10", comemora.
Agora, os estudantes esperam que a nova turma a cursar a disciplina dê continuidade ao projeto.
Temas são debatidos através de personagem Dona Zezé  (Foto: Divulgação)Temas são debatidos através de personagem Dona Zezé (Foto: Divulgação)
Estudantes criaram personagem para falar dos direitos dos idosos (Foto: Arquivo Pessoal)Estudantes criaram personagem para falar dos direitos dos idosos (Foto: Divulgação)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.