segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Projeto de Mobilização pela Tecnologia Assistiva chega ao fim
No último sábado, dia 24 de outubro, os grupos finalistas do COlabora tiveram a oportunidade de dividir quais foram os desafios de viver um projeto colaborativo na busca pela construção de soluções relevantes para a vida das pessoas

Depois de alguns meses de expectativa, chegou ao fim neste sábado (24/10) o COlabora (www.mercur.com.br/COlabora/), projeto da Mercur que visa mobilizar pessoas para a construção colaborativa de soluções que melhorem a vida de pessoas com mobilidade reduzida. Nos últimos meses os colaboradores envolvidos no projeto tiveram a oportunidade de se integrar, de construir relacionamentos e através deles puderam ampliar muito seus conhecimentos, mas, enfim, chegou a hora de conhecer os grupos que trabalharam e pensaram em formas de construir uma muleta, a partir das reais necessidades das pessoas, considerando a redução dos impactos humanosocioambientais.


Os grupos Apoio Sustentável, Cusco Studio, DEAR, Integração, Mobiliza, Muleve, Plástico IFRS, TIL e Uni Design tiveram a chance de apresentar seus projetos e estiveram à disposição das pessoas que visitaram o Laboratório de Inovação Social, na Mercur, para esclarecer dúvidas e mostrar seus trabalhos com mais detalhes. Assim, os convidados, junto com a comissão julgadora, puderam conversar tranquilamente com os participantes, opinar sobre os projetos e deixar seu voto para ajudar a eleger as ideias com que mais se identificaram. Inclusive os membros dos grupos participantes tiveram a mesma chance votar em 3 projetos diferentes.
Os projetos dos grupos Cusco StudioTIL e Integração foram os que mais adequadamente construíram seus projetos de acordo com os requisitos da mobilização COlabora e, assim, foram reconhecidos pela dedicação com que trabalharam ao longo dos últimos meses na criação dos projetos.
“Não foi nada fácil a escolha dos 3 projetos, porque encontramos pontos de vista diferentes, complementares e sensacionais. O COlabora recompensou a todos os envolvidos de inúmeras formas. Para nós da Mercur: através dos laços, da ampliação de conhecimentos necessários a condução do projeto, da ampliação de conhecimentos pelas trocas entre os grupos e demais participantes, dos questionamentos que nos mobilizaram ao longo do caminho e da experiência de promover, pela primeira vez, um projeto nestes moldes”, conta Claudia Regert, colaboradora da Mercur.


O COlabora teve início em março deste ano e passou por duas fases distintas. A primeira chamada “Fase das Ideias”, que foi finalizada em maio, e a outra chamada “Fase dos Projetos”, que teve fim no último sábado. Confira abaixo todas as ideias apresentadas e, em destaque, aquelas que foram contempladas:
- STED: Substituição total ou parcial do uso do alumínio na muleta buscando por materiais mais sustentáveis, renováveis ou que possuam maior facilidade de acesso e/ou utilização (Cusco Studio).
- Tubos de Papelão como Alternativa à Substituição do Alumínio na Fabricação de Muletas: substituição do alumínio pelos tubos de papelão, como principal matéria-prima. (Integração).
- Bambuleta: criação de muletas de bambu adaptáveis com kits de montagem para uso como muleta axilar ou como muleta canadense, a critério da necessidade do usuário (TIL).
Demais projetos apresentados:Apoio Sustentável: "muleta modular" baseada quase que totalmente no material Politereftalato de etileno, com a possibilidade de reciclagem total do produto.
Projeto Muleta Modular Dobrável 4U: desenvolvimento de um produto modular diferenciado e acompanhado de seus módulos e acessórios.
SMARTCANE – A Bengala Inteligente: bengala do tipo canadense que tem como objetivo reduzir o peso suportado pelas pernas do usuário e ao mesmo tempo aumentar a estabilidade na postura, contribuindo também para a independência na locomoção.
Motriz: possibilidades de melhorias, como aumentar a praticidade e a mobilidade da muleta a ser proposta.
Muleve: eliminação do uso do alumínio de todas as partes da muleta, buscando reduzir o esforço físico e o cansaço do usuário, além de utilizar um polímero especifica.
Muleta ecológica: desenvolvimento de uma nova matéria-prima para substituição do tubo de alumínio, com o objetivo de redução do peso e a possibilidade de variação da estética visual.
Uni Crutch: utilização de matérias-primas recicladas, ainda não utilizadas no mercado, aliadas ao design diferenciado, mais limpo, funcional e com um novo sistema de ajuste de altura da muleta.




Sobre a Mercur:A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis e que indiquem novos patamares de uso, criando facilidade que possam se traduzir em produtos, serviços ou novos modelos de comercialização. Atualmente a empresa conta com cerca de 700 colaboradores, com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde, como borrachas de apagar, bolas de exercício, bolsas térmicas, muletas e etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.
Acesse também:Site da Mercur: www.mercur.com.brMercur no Facebook: Mercur OficialMercur no Twitter: @mercuroficialMercur no Youtube: Mercur S/ANas redes sociais, utilize a hashtag: #deumjeitobompratodomundo
Informações para a Imprensa: Sing Comunicação de ResultadosMichelly Magalhães, Janaina Leme, Tatiane Dantas e Melissa SayonFone: (11) 5091-7808mercur@singcomunica.com.br 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.