domingo, 4 de outubro de 2015

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação


Posted: 26 Sep 2015 09:09 AM PDT


THE SUGAR FILM

Vi o documentário THE SUGAR FILM, e rapidamente percebi que finalmente temos um filme mais acessível, lúdico e perspicaz sobre o tema açúcar para divulgar em palestras, salas de aula e outros eventos que visam alertar as pessoas sobre alimentação e saúde.
Bem ao contrário do vergonhoso documentário divulgado pelo Fantástico, no ano passado, a experiência de Damon Gameau parte de um aspecto bem objetivo: manter 2300 calorias por dia, que ele já vinha fazendo e se mantendo saudável há longo tempo, e subvertê-las em alimentos tidos como saudáveis pela maioria das pessoas, sucos de frutas, alimentos light, com teor reduzido de gordura e etc. E rapidamente ele entra em rumo à doença. Esse é um alerta interessante, o seu passado saudável não lhe protegeu! Outra questão oportunamente levantada pelo filme é a comparação entre a quantidade de açúcar prevista como difícil de ser ingerida (40 colheres de chá por dia) com o fato de alguns alimentos aclamados pela mídia nutricional convencional facilmente oferecê-las em uma única refeição por dia! Mostra animações educativas bem eficientes, e não parece em nenhum momento fazer comparações irreais com a média de comportamento alimentar da maioria pessoas, especialmente dos jovens! Tem uma parte um pouca tensa quando mostra um jovem que precisava de tratamento dentário por uso abusivo de refrigerantes, mas o clipe final é bem humorado!
A seguir um comentário sobre The Sugar Film que foi publicado no jornal canadense National Post em julho de 2015. No final do post um link para ver o filme online com legendas.

‘I didn’t like who I had become’: Damon Gameau on eating 40 teaspoons of sugar a day for his new doc, That Sugar Film




Em 2013, Damon Gameau decidiu comer 40 colheres de chá de açúcar por dia, durante 60 dias. E já treze dias, ele desenvolveu esteatose: um fígado gorduroso. Dois anos mais tarde, ele admitiu que não tinha idéia no que estava se metendo.

"Você pode dizer pelo fato de que eu queria nesses 60 dias, demonstrar a minha ingenuidade", diz ele. "Eu me senti tão exausto. Eu só estava adoentado. Eu sabia como eu me sentia diferente, e o uma pessoa diferente daquela que eu era quando eu estava comendo alimentos adequados. Eu não gostei daquilo que eu havia me transformado."

Os resultados do experimento de Gameau - uma transição de praticamente zero alimentos processados ​​e com adição de açúcares para uma dieta que imitava a média de ingestão de açúcar em sua terra natal, a Austrália - é o documentário Sugar Film. É um filme que vai narrando os impactos potencialmente prejudiciais para a saúde  com nossas dietas ricas em açúcar, que estreou na Austrália no ano passado e em Toronto esta semana (julho/2015). O filme já recebeu selos de aprovação igualmente entre nutricionistas e ativistas na área de alimentação; Jamie Oliver está entre os seus apoiantes declarados.

Gameau não é um nutricionista, médico ou um ativista - ele é um ator, e que Sugar Film muitas vezes é mais bem-humorado do que sinistro na sua metodologia  de entregar a mensagem. No entanto, o documentário se encaixa bem em uma linhagem de filmes com espírito semelhante que tem chegado aos cinemas ultimamente - como "Food Inc.", "Forks over Knives" e "Fat, Sick and Nearly Dead" - que visam mudar o nosso pensamento convencional sobre o que comemos.



Mas a comparação mais adequada, e que Gameau tem recebido com frequência desde o lançamento em salas de cinema na Austrália, é com Super Size Me, o documentário de 2004, que mostrou o cineasta Morgan Spurlock subsistido em uma dieta a base de McDonald por um mês inteiro. Como Spurlock, o progresso de Gameau é acompanhada de perto por médicos em todo o experimento.

"Assim como eu, eles não sabiam o que iria acontecer", diz Gameau, notando que ninguém esperava doença hepática em menos de três semanas. Ele admite que a grave mudança seu corpo passou após a reintrodução de açúcar - o ganho de peso (especialmente em torno de sua barriga), letargia, erupções cutâneas, dores de cabeça e náusea - foram, talvez, com destaque para o fato de que, antes do experimento, ele tinha uma alimentação extremamente saudável . "Eu acho que há um elemento de (a história) que a qualquer momento você mudar sua dieta que drasticamente, você está indo em direção dos sintomas", diz ele. "Mas mesmo que seja o estudo de uma pessoa, há provas suficientes para mostrar que é uma coisa ruim.

Além dos alertas de seus médicos, Gameau recebeu uma grande crítica no início de seu projeto: focar em um único ingrediente não seria plausível produzir resultados significativos.

"As pessoas estavam dizendo, ‘A nutrição não funciona assim”," e Gameau lembra: "E eu não estava consumindo qualquer tipo de junk food, por isso mesmo que eu não sabia se teríamos algum resultado. Mas você não encontrar outras substâncias que se permeiam através da oferta de alimentos como o açúcar”.

Com efeito, em The Sugar Film, Gameau não encheu sua quota de açúcar bebendo refrigerantes, comendo barras de chocolate ou com excessiva ingestão de sorvetes, mas sim consumindo o que ele descreveu como "alimentos percebidos como saudáveis" - cereais, suco em caixa, iogurtes com baixo teor de gordura - todos embalados com adição de açúcares. O açúcar, Gameau aprendeu, é insidioso: uma amostragem no início do filme mostra quantos itens de mercearia permaneceriam nas prateleiras se aqueles que contêm quantidades adicionadas de componentes para  adocicar fossem removidos. Restariam apenas cerca de 20% dos alimentos embalados ao se fazer esse corte.

Esse fato, Gameau diz, ressoa particularmente grave para ele como um pai - ele e sua namorada Zoe Truckwell-Smith - tiveram o nascimento de sua filha, Velvet, perto do final das filmagens do documentário. "Se eu saísse a beber Coca-Cola e comendo rosquinhas e guloseimas, todo mundo saberia que eu ia ficar doente", diz ele. "Mas a maioria dos pais dá esses produtos e outras coisas para seus filhos acreditando que eles estão fazendo as coisas certas."

Gameau diz o aspecto do documento que ele está mais animado é a vertente educativa, um kit de ferramentas que consiste no filme, assim como fichas e guias de estudo para as crianças em idade escolar que podem ser comprados pelos professores na Austrália.

"As pessoas que precisam vê-lo são adolescentes", diz Gameau, "que não estão se importando com o que eles estão colocando em seus corpos e no desenvolvimento de maus hábitos.”

Gameau está esperançoso de que os materiais educacionais - ou pelo menos que a mensagem de The Sugar Film - chegará a outras praias, também, particularmente na América do Norte. Ele passou algum tempo filmando o documentário nos Estados Unidos, e diz que ficou surpreso com a dificuldade ao acesso de alimentos que não fossem fast food ou processados. Uma cena no filme vê-lo dirigindo em uma auto-estrada apontando a inexactidão dos sinais de saída paradas para restaurantes: "Todos eles dizem ‘aqui saída para alimentos", Gameau suspira dirigindo e passando por restaurantes como McDonalds, Kentucky Fried Chicken e Burger King.

Comer melhor, Gameau diz, não é apenas uma questão de conhecimento. É também uma questão de acesso. "É muito diferente na América do Norte", diz ele. "Temos sorte na Austrália. Como você viu no filme, era impossível conseguir algo fresco na América Central. Estamos no início de uma conversa complicada. A boa comida deve ser um direito humano básico. Espero que, como com o tabaco, nós estaremos tendo uma conversa diferente daqui a 30 anos.”


Link do texto original:



Se você quer ver o filme completo online e com legendas (não do youtube) veja o seguinte link:
Fonte: lipidofobia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.