sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Baixe de graça o programa de acessibilidade usado por Stephen Hawking

by Ricardo Shimosakai
Stephen Hawking está promovendo cadeira de rodas da Intel com sistema ACAT integradoStephen Hawking está promovendo cadeira de rodas da Intel com sistema ACATintegrado
Intel passou a oferecer, desde a terça-feira (18), o software que produziu para que o famoso cientista Stephen Hawking pudesse se comunicar por voz com computadores. Disponível para Windows, o recurso pode ser baixado gratuitamente por usuários comuns, assim como desenvolvedores, que ganharam acesso ao kit, que agora é open source. Para usar, é preciso apenas ter uma webcam.
Chamada ACAT (Assistive Context-Aware Toolkit), a plataforma pretende fazer com que os computadores sejam mais acessíveis a pessoas com deficiência. Com o código liberado, os desenvolvedores poderão criar diversas alternativas e extensões para o sistema da Intel.
“A meta de tornar esse projeto open source é permitir que sejam criadas soluções com facilidade. Trabalhamos anos para isso. Nossa visão é fazer com que qualquer desenvolvedor ou pesquisador construa em cima disso, sem precisar reinventar a roda para tal”, afirmou Lama Nachman, líder do programa.
Para os casos de pessoas com deficiências similares as de Hawking, que tem esclerose lateral amiotrófica, o software identifica comandos visuais para emitir ordens à máquina. No caso do físico, ele rastreia os movimentos da bochecha. Mas há ainda muitas possibilidades para serem trabalhadas.
Intel disponibilizou software para downloadIntel disponibilizou software para download
A Intel enviou manuais detalhados de como usar o código e o software. Equipes estão testando-o em diversos pacientes e vão fazer parcerias com universidades para popularizar os sistemas.
Fonte: Tech Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.