quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação


Posted: 21 Oct 2015 06:23 PM PDT


Um segredo para saúde: comer quando sentimos fome

Como três refeições por dia se transformaram numa regra, e porque ao invés disso nós deveríamos comer quando ficamos famintos 

Reportagem do Medical Daily: How 3 Meals A Day Became The Rule, And Why We Should Be Eating Whenever We Get Hungry Instead, por Samantha Olson

Ouça o seu estômago e não o tique-taque do relógio, porque foi com essa periodicidade nos hábitos alimentares ancestrais que os seres humanos evoluíram. Os horários das refeições são programados em torno do típico dia de trabalho de 9 até 17 horas, e os primeiros agendamentos, horários de reuniões familiares e eventos como casamentos - tudo girava em torno disso. Os seres humanos podem realmente seguir essa rotina mais do que qualquer outro ser vivo, mas o apetite não tem hora precisa. Na verdade, é absolutamente não natural comer quando somos determinados para isso.

Como se constata, comer três refeições por dia foi provindo de colonos europeus, e isso se tornou numa rotina normal, e acabou sendo o padrão alimentar do Novo Mundo. Os nativos americanos costumavam, na verdade, comer sempre que sentiam desejo de se alimentar, em vez de cumprir o que o relógio mostrava pela manhã, meio-dia, ou a noite. Depois da revolução industrial, as pessoas começaram a transformar uma refeição ao meio-dia em um rígido horário de almoço, e a refeição depois do trabalho se transformou no jantar, um espaço reservado para a próxima alimentação.

"O horário de alimentação das tribos nativas era menos rígida ... os europeus tomaram isso como 'provas de que os nativos eram incivilizados‘", foi o que Abigail Carroll, autora do livroThree Squares: a invenção da refeição americana, disse para National Review, "As pessoas civilizadas comem apropriada e regularmente sua refeição, diferenciando-se assim do (resto) do reino animal, onde pastagem é a norma ".

O café da manhã, por exemplo, é aclamado como a chave para a perda de peso, mas na verdade, as refeições foram baseadas em conveniência e ritualismo. O próprio comportamento alimentar de uma pessoa é um dos maiores determinantes da sua saúde, e os pesquisadores da Universidade de Cornell disseram que é melhor evitar ficar sem comer por mais de três a quatro horas.

Uma pesquisa recente publicada no The American Journal of Clinical Nutrition, diz que na verdade, comer o desjejum não determina quantas calorias você vai comer no resto do dia, mas sim, quantas calorias você vai queimar. Ele ajuda a queimar calorias mais rápido, uma vez que vai se ficando mais ativo, mas tem pouco efeito calórico. Ele ainda pode ser a refeição mais importante do dia, mas não porque ele leva a uma menor saciedade ao longo do dia.

Uma das recomendações mais recentes para a perda de peso é o jejum intermitente, e isso realmente se rebela contra pesquisas que lhe dizem para comer quando você está com fome ou ter seis refeições por dia. Ignorar sua pausa para almoço ou passar o dia inteiro sem nenhuma caloria pode não ser apenas uma recomendação para a perda de peso, mas também um truque para uma vida mais longa. A redução do consumo de calorias entre 30 a 40 por cento pode estender o tempo de vida de uma pessoa em um terço ou mais, como muitos estudos em animais mostraram, fazendo com que o cérebro fique resistente às toxinas que causam danos celulares.


Comer com constância não permite o corpo experimentar o modo de inanição, ou mesmo sentir a fome necessária. Os colonizadores europeus mudaram as exigências biológicas de comer e as transformou em uma farsa de comer forçosamente. Ignorar essa rotina feita pelo homem e seguir seu próprio apetite é o melhor para uma vida mais saudável, como já era o que faziam os nativos americanos.

Link do original AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.