sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Prevenção perda auditiva - crianças, jovens, idosos

TEXTO - FONTE : REDE SACI (USP)

 Doenças podem causar deficiência auditiva

Doenças como a Otite Media e Otite Média Serosa podem ser responsáveis por problemas auditivos e enfermidades como a Otosclerose e a Síndrome de Usher, as quais frequentemente causam deficiência auditiva.

da Redação
A audição pode ser também prejudicada por Tinnitus, Doença de Mènière, Neuroma ou Neurioma do Acústico e Trauma Acústico.
As causas mais comuns de perda auditiva são excesso de ruído e envelhecimento, os quais causam morte e danificação da célula ciliada do ouvido interno e há muitos que sofrem de dificiência auditiva devido a esse dois fatores.
Doenças mais comuns relacionadas à perda auditiva:
Otite Média
A otite média é a causa mais comum de problemas autivos entre crianças ocorrendo portanto, normalmente, durante o inverno e primavera.
Essa inflamação auditiva se manifesta em um dos ouvidos ou em ambos, ao mesmo tempo.
Em geral a otite média não é algo sério e não causa perda auditiva, se for tratada corretamente. A maioria dos casos de otite média pode ser tratada em casa através de medicamentos. Se seu filho contrair essa doença com frequência e não for tratada isso pode provocar vários danos à sua audição.
A otite média é causada por um vírus ou por uma bactéria que leva a um acúmulo de líquido atrás do tímpano. Essa situação pode ocorrer por conta de uma gripe, alergia ou infecção respiratória. O acúmulo de secreção no ouvido médio, durante a otite média, causa dor no ouvido, inchaço e vermelhidão que é chamdo de otite média aguda, a qual impede o tímpano de receber as vibrações de forma correta, resultando em problemas auditivos temporários.
A secreção localizada no ouvido médio causa otite média ou infecção no ouvido. A situação pode se tornar crônica e resultar em frequentes recorrências de infecções agudas e finalmente em dificuldade auditiva.A otite média pode também ser resultado de uma ruptura no tímpano.
Sintomas a serem observados na criança:
Coceira no ouvido
Choro e irritação
Perda auditiva
Febre
Secreção no ouvido

Se seu filho sofre constantemente de otitis média e isso ocorre com frequência e várias vêzes ao ano, é melhor entrar em contato com seu médico .
Talvez seja necessário fazer uma cirurgia chamada miringotomia - incisão cirúrgica da membrana timpânica feita para drenar o excesso de líquido. Durante a cirurugia o tímpano é aberto e o líquido é retirado e um pequeno tubo de ventilação pode ser colocado na incisão. Normalmente a operação traz resultados imediatos e melhora consideravelmente a audição.
Os adultos também contraem a otitis média e o tratamento segue o mesmo procedimento que o das crianças.
Otosclerose
Otosclerose é um dos casos mais comuns de surdez progressiva entre os jovens.
Otosclerose é um crescimento anormal no osso que imobiliza progressivamente o estribo (ossículo mais interno do ouvido médio).
A ostoclerose está relacionada ao crescimento de três ossos no ouvido interno e um desses ossos, o estribo, cresce de forma anormal impedindo que estruturas dentro do ouvido trabalhem de um modo correto cusando, portanto, perda auditiva.
Essa enfermidade é hereditária, mas pode existir vítimas de otosclerose sem histórico patológico na família. A osteclerose pode se agravar, ainda mais, em pessoas com sarampo ou grávidas. Ambos os ouvidos podem ser afetados, mas é mais comum um ser mais atingindo gravemente que o outro. E se não for feito um tratamento a perda auditiva pode aumentar causando surdez completa.
A vítima mais famosa de perda auditiva foi Beethoven, cuja enfermidade o impediu de ouvir suas últimas composições.
Sintomas
O diagnóstico pode ser feito por um especialista, mas há alguns sinais que podem ser detectados pela vítima e/ou seus familiares.
Ruídos fortes de fundo podem incomodar pessoas com problema auditivo, no entanto, para vítima de otosclerose esses ruídos são imperceptíveis e em alguns casos as pessoas escutam melhor em ambientes barulhentos (paracusia). E isso ocorre provavelmente pela alta frequência e barulho causados pelas pessoas em determinados ambientes. A otosclerose costuma afetar mais em baixas frequências que em altas e os s sintomas manifestam-se em forma de vertigem e tinnitus.
O que fazer
O aparelho auditivo pode ajudar as pessoas com problemas auditivos, sobretudo, vítimas de otosclerose, contudo, ele não cura uma vez que a doença é progressiva o que faz necessário a aquisiçao de um aparelho que vai sendo graduado com a necessidade de cada um, com o passar do tempo. Na fase inicial, esse instrumento pode ajudar no sentido de evitar que as vítimas se submetam a um procedimento cirúrgico.
No entanto muitas cirurgias são realizadas no tratamento de otosclerose, as quais são consideradas relativamente simples e que consistem na remoção de uma das partes do osso e inserção de um pequeno implante que pode restaurar a perda auditiva e eliminar os sintomas de vertigens e tinnitus.
Tinnitus
Tinnitus é um barulho na cabeça, o qual não está relacionado a nenhum fator psiquiátrico. O barulho pode ser ouvido em qualquer lugar na cabeça, em um dos ouvidos ou em ambos.
Imagine um barulho constante de campainhas, zumbido e buzina no seu ouvido vinte e quatro horas ao dia. Essa doença é chamada 'Tinnitus' não para nunca, está sempre presente. Ninguém pode ouvir esse barulho só voce porque ele não vem de fonte externa. Apesar de que só voce pode ouvir o barulho, o mesmo não é resultado de sua imaginação.
A maioria de nós tem sofrido de tinnitus temporário, talvez por poucas horas, após um concerto ou em qualquer outra ocasião, em que nossos ouvidos estão expostos a barulho.
Tinnitus torna-se um problema quando o barulho persiste e/ou aumenta. Normalmente o barulho de campainhas no ouvido irá desaparecer, mas pode também permanecer.
A maioria das pessoas que sofre de tinnitus considera-o muito incômodo e desconfortável.
Jovens
Tinnitus é comum em pessoas acima de 40 anos, contudo, tem ocorrido um crescimento significante nos jovens e isso ocorre também devido ao aumento diário do nível de ruídos , incluindo aqueles causados pelo uso descontrolado de MP3, iPOD e outros aparelhos de som. Embora tinnitus seja mais comum entre vítimas de perda auditiva, qualquer pessoa pode também experimentar essa doença. É possível também sofrer ter perda auditiva sem contrair, de modo algum, tinnitus.
A síndrome de Menière ou doença de Menière
A síndrome de Meniére é um distúrbio que ocorre no ouvido interno caracterizado por vertigem, perda auditiva, pressão, inchaço acompanhado de tinnitus. A vítima pode sofrer de sérios distúrbios que se manifestam de modo imprevisível chegando a durar de duas a vinte e quatro horas.
Essa enfermidade auditiva é crônica e está relacionada a endolymphatic hydrops, excesso de líquido no ouvido interno. Quando o sistema linfático está dilatado ele pode afetar a drenagem da endolinfa, líquido que envolve a audição e a estrutura do equilíbrio, o que vem a causar a enfermidade de Menière.
Isso pode prejudicar trazer danos à cabeça deteriorando o ouvido interno, causando infecções e alergias, razões ainda desconhecidas. Se esse problema continua a pressão do ouvido aumenta causando, portanto, sérios efeitos ao equilíbrio e a audição da pessoa.
A Meniére é infelizmente uma enfermidade comum e estima-se que há, aproximadamente , uma entre duas mil pessoas que sofre com esse problema e há uma equivalência entre o número de homens e mulheres. Essa doença afeta normalmente pessoas na faixa etária de 40 a 50 anos, mas pode também começar bem cedo, na infância, ou mais tarde aos 60 anos.
Tratamento
A síndrome de Mèniere, na maioria dos casos, pode ser tratada com medicamento usado para vertigem, o que permite ao paciente conviver com esse problema.
Um dos mais novos tratamentos para essa doença é o Meniett, instrumento que é instalado no ouvido, o qual envia pressão através de impulsos por um tubo de plástico. Isso significa dizer que os impulsos são enviados através de um dreno que ventila dentro do tímpano, no ouvido médio e que influencia no equilíbrio da pressão no ouvido interno. É bem verdade que esse instrumento não surte efeito para todos os pacientes, contudo, para outros ele pode ajudar eliminando suas vertigens.
O tumor neuroma do acústico ou neurinoma do acústico
O tumor neuroma do acústico também conhecido como neurinoma do acústico não é um tumor cancerígeno ou malígno. Ele se origina no nervo do equilíbrio (nervo vestibular), localizado no ouvido interno no cérebro. Esses tumores são relativamente raros.
A única cura conhecida para o tumor neuroma é a cirurgia sendo necessário esse procedimento quando há risco de vida e nesse caso, o mais aconselhável é a retirada do tumor.
Sintomas dentre eles tinnitus e/ ou distúrbios de equilíbrio (vertigens ou tonturas), dor de cabeça e visão dupla são comuns às pessoas que têm neuroma do acústico. O cérebro passa a ser pressionado na medida em que o tumor vai crescendo e isso causa perda de coordenação para o paciente.
Pode ocorrer também sérios danos na identificação de outros sons e fala e isso acontece por causa de um pequeno limite de variação do som.
Para verificar se há a existência do tumor neuroma de acústico é aplicado testes de audição e de equilíbrio, como também o teste de imagem de ressonância magnética. A escaneadora CRIS é usada na cirurgia para determinar de forma precisa como fazer a remoção do tumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.