terça-feira, 27 de agosto de 2013

Caso Real - artigo derivado de entrevista, filha de 62 feliz em ser cuidadora da mãe de 91 anos

DESDE SEMPRE



    Sou Lia, tenho 62 anos, e desde sempre morei com minha mãe Vitória, hoje com 91 anos. Ela sempre repete a frase “Eu quero viver!”, o que me emociona muito. Foi mãe exigente, apoiava muito os filhos e era cozinheira de festa todos os dias da semana. Fui professora de português e inglês, em excelentes escolas particulares e estaduais, que enchiam minha vida social de atividades deliciosas com toda a equipe. Aconteceram namoros, mas não suficientemente significativos para se tornarem casamento. Agora tenho um parceiro compreensivo e paciente, mas cada um mora em sua casa. Sonhava residir e me aposentar no interior do estado de São Paulo, e consegui, adoro morar nesta cidade!Apesar de não residirem aqui, meus irmãos mantém contato contínuo e nos dão toda assistência necessária. Meu pai se foi há dezessete anos, considerava seus filhos sua maior riqueza, e desde então Vitória quer que eu durma com ela, na mesma cama. Faz três anos que ela sofreu um leve derrame, que lhe tirou parte do equilíbrio para andar. Percebo que é com muita alegria que ela acorda às seis e meia, todos os dias, organiza sua higiene, e toma o café que a agora mãe-Lia preparou. Chegamos ao CIVI antes da aula de Yoga, e já dentro do edifício, fazemos uma suave caminhada. Participamos destas aulas de segunda à sexta-feira, e de quatro aulas de ginástica e musculação adaptadas. Como ela não pode fazer a aula de dança circular, espera o tempo todo sentadinha, vibrando com a música. Lamenta quase chorando, quando as atividades do dia acabam, é tratada com muito respeito e carinho por todos. Ela sempre procura ajudar nas atividades da rotina da casa e nas compras. A passagem de ser sua filha para ser praticamente sua mãe foi muito gradual, e é cheia de prazer. “Amar é um cuidar que se ganha em se perder” – Camões


Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.