terça-feira, 20 de agosto de 2013

Como saber se um idoso deveria usar um aparelho auditivo?

Fonte: cuidamos.com/artigos/como-saber-se-um-idoso-necessita-usar-um-aparelho-auditivo
COMO SABER SE UM IDOSO DEVERIA USAR UM APARELHO AUDITIVO ?


A perda da audição afeta maioritariamente a população idosa com idades superiores a 65 anos. Saiba em que consiste a perda da audição e conheça as suas causas e sintomas principais. Assim, reunirá toda a informação necessária para descobrir se um idoso necessita de utilizar ou não aparelho auditivo.

A Perda Da Audição

A perda auditiva reflete a incapacidade total ou parcial em ouvir qualquer tipo de som num ou nos dois ouvidos. Trata-se de uma disfunção muito particular que assume várias formas e é um dos problemas que mais afetaos idosos. A perda da audição como resultado do envelhecimento também é conhecida como presbiacusia e todos os que sofrem desta desordem apresentam uma perda auditiva sensório-neural que afeta o funcionamento do ouvido interno, mais especificamente a cóclea (aparelho recetor de impulsos elétricos) e/ou do órgão da audição. Geralmente, os idosos são pessoas frágeis, uma vez que já não têm a força nem a vivacidade de outros tempos e se a isto juntarmos a perda da audição, eles poder-se-ão sentir mais vulneráveis, isolados e depressivos.

As Causas Da Perda Da Audição

A presbiacusia ou a perda auditiva pode ter muitas causas diferentes e uma das principais é o envelhecimento do ser humano. À medida que o corpo vai envelhecendo, as células que se encontram na parte interna do ouvido começam a ficar mais enfraquecidas e isso faz com que a mensagem não seja corretamente compreendida e descodificada. Este enfraquecimento pode refletir uma perda parcial da audição – na qual uma pessoa deixa de ouvir determinados sons agudos, como por exemplo as vozes das mulheres ou das crianças; ou a perda total.
Por outro lado, a presbiacusia ou perda auditiva pode ser hereditária ou resultar de infeções virais ou bacterianas, doenças, traumatismos cranianos, medicação incorreta, lesões graves na cabeça, exposição a ruídos intensos e também pelo acumular de cera nos ouvidos.
Uma coisa é certa, se os problemas de audição são ignorados e não são tratados atempadamente, eles podem piorar e podem conduzir à surdez total. Para que isso não aconteça, deve contactar um otorrino/médico otorrinolaringologista para uma consulta médica detalhada.

Os Sintomas Que Conduzem À Perda Da Audição

Existem vários sintomas que mostram que um idoso está a perder a audição. Dos sinais de aviso mais importantes, deve dar especial atenção aos seguintes:
  • Não ouvir o telefone, mesmo quando ele se encontra no volume máximo;
  • Não conseguir acompanhar uma conversa entre duas ou mais pessoas, pois o diálogo parece tornar-se confuso e impercetível;
  • Ter a necessidade de aumentar o volume da televisão para ouvir e compreender o que é dito. Comummente, os idosos colocam o volume da televisão muito alto e não se dão conta disso, sendo necessário que as outras pessoas chamem a sua atenção;
  • Ouvir constantemente uma espécie de zumbido e um enorme ruído de fundo;
  • Sentir que outras pessoas estão a murmurar, quando elas estão a falar no seu tom de voz normal;
  • Não perceber a fala das mulheres e das crianças, pois estas têm, por norma, uma voz mais fina e aguda;
  • Pedir constantemente às pessoas para repetir o que acabaram de dizer;
  • Ser frequentemente acusado de não estar a prestar qualquer tipo de atenção ao que lhes é dito.

A Utilização Do Aparelho Auditivo

As dificuldades de audição estão diretamente relacionadas com o tipo de problema auditivo e com o grau de perda auditiva que uma pessoa tem. Para maximizar a audição, existem vários aparelhos no mercado e uma das alternativas mais populares é a colocação de um aparelho auditivo.
Um aparelho auditivo é um pequeno dispositivo eletrónico que é colocado atrás da orelha e faz com que os sons se tornem mais percetíveis e melodiosos. Atualmente, graças ao desenvolvimento da tecnologia digital e a um design bastante avançado, é possível encontrar dispositivos tão pequenos que podem ser colocados no fundo do canal auditivo – sem qualquer tipo de prejuízo da reprodução sonora, que é clara e cristalina. Contudo, por vezes, os aparelhos auditivos recolhem alguns ruídos de fundo e a sua audição pode ser um exercício muito desconfortável.

Outras Soluções Auditivas

Para que um idoso recupere a sua audição, existem outros aparelhos e soluções auditivas que podem ser utilizadas. As mais conhecidas são:

Os aparelhos adaptativos

Tratam-se de aparelhos específicos em que o seu som pode ser adaptado de acordo com as dificuldades auditivas de uma pessoa, como por exemplo:
  • Dispositivos de amplificação para o telefone;
  • Sistemas de audição de TV e rádio;
  • Sistemas de infravermelhos;
  • Dispositivos de audição assistida;
  • Alertas (campainhas visuais ou vibração, detetores de fumo, despertadores, entre outros).

Os implantes cocleares

Para uma pessoa que sofre de uma surdez severa, há a possibilidade de colocar implantes cocleares. Trata-se de um aparelho eletrónico que está interligado por duas partes distintas:
  • A parte externa. É constituída por um microfone, um microprocessador de fala e um transmissor e situa-se na parte externa do ouvido.
  • A parte interna. Encontra-se no interior do ouvido e tem um recetor e estimulador que são inseridos dentro da cóclea que se encontra atrás da orelha.
Este aparelho tem como objetivo estimular o nervo auditivo que, por sua vez, leva os sinais para o cérebro onde os sons serão interpretados e descodificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.