segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Artigo - pessoa com sequelas de polio, fazendo hemodiálise, voluntário pela causa 20 horas semanais

“Não preciso olhar para trás, basta olhar para o lado”

   Vim para este mundo um pouco antes que inventassem a vacina contra a poliomielite. Administravam antitérmicos e providenciavam meios de locomoção para nossas pernas. Meus pais cuidaram bem da educação, lutando por minha autonomia futura.- fiz desenho técnico, contabilidade, e depois de 33 anos como funcionário administrativo, o curso de Direito. Sempre trabalhei prestando serviços na área tributária, fora do meu horário de expediente, procurando assim melhor renda para cuidar da família. Conto com o apoio de minha querida esposa (você pode ter um casamento bom, mas nunca será melhor que o meu!) e dois filhos adultos e muito parceiros. Ajuda importante, pois surgiram problemas de pressão alta e diabetes que me levaram à condição de crônico renal, precisando fazer hemodiálise três vezes por semana. Somos cerca de duzentas pessoas na cidade nesta condição, com o único amparo da dispensa do pagamento do imposto de renda. É pouca ajuda para tanto limite, esta condição prejudica muito a área do trabalho. Resolvi ser cidadão ativo – hoje sou membro do Conselho de Saúde Municipal, Presidente da Associação dos Renais Crônicos de Americana – ARCA, e da Comissão Permanente de Acessibilidade – CPA são quase vinte horas semanais em serviço voluntário. Quem ajudou muito a moldar este meu lado de guerreiro foi um querido professor de Educação Física, Julio Abadi, que não admitiu que seu aluno Siderlei não participasse de suas aulas – fez ainda mais, providenciando pesos feitos com sacos e areia para fortalecer braços e pernas, acréscimo de força e de agilidade. E o respeito dos colegas nas suas aulas e nas demais. Ele me fez ser um bom goleiro. “Uma pedra intransponível para o pessimista é uma pedra de apoio para o otimista.” – Eleanor Roosevelt.





Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail : bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.