terça-feira, 6 de agosto de 2013

Artigo - "Persigo janelas de felicidade"

PERSIGO JANELAS DE FELICIDADE

   Meus professores foram momentos de não-felicidade. Sou Denise, tenho 55 anos. Namorei aos 13, casei aos 25, e tempos depois ele escolheu viver com a esposa de meu irmão mais velho, gerando uma família descompensada com dois casamentos desfeitos. Em seguida, como num jogo de dominó foi embora uma irmã mais velha, aos 51 com esclerodermia, outro irmão ao atingir os 51 foi levado pelo reumatismo, e logo depois perdi minha mãe aos 76 com um enfarte cardíaco, e finalmente irmã de 40 que não suportou depressão, colocou fogo no próprio corpo e faleceu depois de vinte e dois dias de UTI. Somando tudo, foram cinco anos compactos, cheios de tristezas, que desencadearam então a minha depressão. Mas sou por natureza, decidida. Busquei terapia, foram três anos me reconstruindo, não permitindo mais que os medos da morte e da perda comandassem minha vida. Contabilidade positiva - meu pai vivo e autônomo, com 95 anos, e vários irmãos. Fui aprendendo a comer cada vez mais certo e melhor, vigiando o peso, pois meus joelhos já operados por esclerose precisam disto. Adotei cachorrinha que surgiu em casa, Vitória, minha parceira de caminhadas, faz sete anos. Faço dança circular, musculação e ginástica aeróbica com um bando de idosos alegres como passarinhos. Para aumentar meu círculo de amizades, comprei uma máquina reta e uma overlock e passei a fazer pequenos consertos, que me trouxeram amigas e suas famílias, com quem faço programas em fins de semana, barzinhos e bailes. Faço pipoca, suco, bolo, alugo um bom filme para uma sessão-criança em casa, com todos meus amiguinhos de vizinhança. É brincar de ser mãe, com plena autorização das mesmas. Cuido de tudo em meu lar e de minha autonomia financeira, Estou no face-book.Aprendi que “Possuir é perder.” – Fernando Pessoa.



Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.