terça-feira, 27 de novembro de 2012

Sistema em Limeira avisará cegos sobre chegada de ônibus ao ponto

Município é o terceiro do país a implantar ferramenta no transporte coletivo.
12 deficientes visuais da Escola João Fischer serão treinados nesta quinta.

Aparelho instalado na parte dianteira do ônibus avisará chegada ao ponto (Foto: Divulgação/Agência Beep)

Limeira (SP) é a terceira cidade do país a implantar um sistema que busca facilitar o uso do transporte coletivo por deficientes visuais. Receptores de radiofrequência instalados em 130 ônibus vão avisar, aos cegos que tiverem o aparelho transmissor do sinal, a aproximação do veículo ao ponto de embarque e desembarque. A ideia, de acordo com a empresa que desenvolveu a tecnologia, funciona desde 2010 em Jaú (SP) e em Araucária (PR).

Pelo sistema, cada linha de ônibus ganhará uma frequência e o usuário poderá programar seu receptor de acordo com a necessidade. Quando o veículo e o deficiente estiverem próximos, os aparelhos emitirão um sinal sonoro, avisando o usuário que o ônibus está chegando e o motorista de que há um usuário à espera.

A Prefeitura comprou 130 transmissores e 130 receptores ao custo de R$ 157,3 mil. O funcionamento dos equipamentos terá início em caráter experimental com o fim dos  treinamentos, que começaram nesta segunda-feira (26) junto a motoristas e cobradores das empresas Viação Limeirense e Rápido Sudeste, que operam o transporte público no município.

Na quinta-feira (29), o treinamento será ministrado para 12 deficientes visuais que frequentam a Escola João Fischer Sobrinho, especializada no atendimento desse público. O grupo será o primeiro a receber os aparelhos. Os cegos que não frequentam a instituição e que estiverem interessados devem procurar a escola a partir da próxima semana e solicitar o equipamento, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2012/11/sistema-em-limeira-avisara-cegos-sobre-chegada-de-onibus-ao-ponto.html


Um comentário:

  1. Parabéns a esse grande avanço para cidade de Limeira.
    Espero que varias cidades da nossa região siga esse
    exemplo

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.