sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Lula nomeia primeiro desembargador cego



AME - Como ficou cego e como foi sua escolarização?
Dr. Ricardo Tadeu - Eu nasci há 50 anos, depois de um parto prematuro de seis meses. Tive paralisia cerebral. Então eu tenho uma deficiência nas pernas e tive baixíssima visão até os 23 anos, quando perdi totalmente a visão. Eu fui alfabetizado pela minha mãe. Ela me ensinou a escrever e a fazer contas em papel de pão, porque eles eram grandes e era preciso escrever com letras grandes para eu ler. Na escola eu tive professoras fenomenais que escreviam os textos com letras maiores para eu poder ler. A minha família achava que eu tinha que estudar numa escola comum. Inclusive eu jogava bola com a molecada. Era grosso, mas jogava. Sempre fiz tudo, brigava, apanhava, batia... 
 
AME - Como foi o vestibular e como fez para se formar?
Dr. Ricardo Tadeu - A Fuvest na época não sabia como fazer a prova pra mim. Eu propus que eles gravassem as questões em fita cassete, eu ouviria e escreveria as respostas. Foi assim que fiz as provas e passei no Largo São Francisco. No terceiro ano fiquei cego. A minha turma, de 1984, foi muito legal. Cada colega escolheu um livro que gostava mais e gravou o conteúdo em fita cassete. Eles leram para mim. Eu escutava tudo e fazia as provas oralmente. Assim eu me formei, fiz mestrado na USP e doutorado na Universidade Federal do Paraná.
 
Na prática, como foi sua atuação na Procuradoria durante 18 anos?
Dr. Ricardo Tadeu - No começo eles não sabiam como lidar comigo. Depois, passaram a me disponibilizar tudo o que precisava. Continuo trabalhando com ledores, que leem todos os processos e eu dito o que deve ser escrito. Eu participei de audiências de instrução de inquérito em que ouvia as testemunhas. Devo ter ingressado com dezenas de ações civis públicas, inclusive com provas que eu colhi. Todas foram julgadas procedentes. Instruí centenas de inquéritos civis. E nessa instrução eu presidia audiências em que tomava depoimentos de testemunhas. Eu sempre percebia que a testemunha estava vacilante por causa do tom da voz. Isso nunca foi problema para mim. Aí, apertava e conseguia a verdade. Sempre instruí muito bem meus inquéritos. Eu ouço a respiração, o tom de voz. Percebo quando a testemunha se mexe na cadeira, se está à vontade, se está nervoso, tudo isso detecto pela voz.
 
AME – Como será a prática como juiz no Tribunal Regional do Trabalho?
Dr. Ricardo Tadeu - Os desembargadores têm assessores. Eu preciso do mesmo número de assessores. E com o tempo quero me adaptar ao programa de leitura de voz de computador que lê tudo o que está na tela, porque os processos serão digitalizados. Aí nem de ledor humano precisarei mais. É uma questão de tempo. É só as pessoas olharem o processo de escolha dos desembargadores e analisarem os currículos. Participei dessa campanha em igualdade de condições com os meus colegas e confiei no meu currículo. Acho que tenho qualificação para o cargo. Todos elogiaram o meu currículo. Houve um depoimento de um juiz que disse: “Eu entrevistei o Ricardo e tinha dúvida se era possível ele ser um juiz, porque não queria contratá-lo por conta da falta de visão nem impedi- lo por isso. Então precisava ser convencido. E ele me convenceu.”
 
AME – Quais são seus planos para o futuro?
Dr. Ricardo Tadeu - Eu já sou um homem realizado. Como procurador, fiz tudo o que eu queria. Ajudei as pessoas com deficiência, ajudei a combater o trabalho infantil. Fiz muita coisa. Cheguei à magistratura para realizar um sonho que tive no início da carreira e me foi negado. Não tenho mais grandes ambições. Quero ser um juiz sensato, sábio e justo.
 
AME – Poderia deixar uma mensagem a nossos leitores?
Dr. Ricardo Tadeu - As pessoas são diferentes. Todo mundo é aparentemente igual, mas cada um traz em si um universo de diferenças, e essas diferenças podem ser físicas, sensoriais ou mentais. Mas em toda parte do mundo há pessoas plenamente adaptadas, o que prova que o ser humano supera as adversidades, basta que tenha os instrumentos para isso. Para a pessoa com deficiência tenho uma mensagem especial: não acredite nos limites que querem lhe impor.

Fonte: http://www.ame-sp.org.br/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.