quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Pesquisa aponta impacto da prática esportiva em pessoas com deficiência

 Estudo da Allianz e da TNS Infratest revela que o esporte aumenta a autonomia e melhora a qualidade de vida.


Por Eric Bragion, para o Bagarai

A Allianz, em parceria com a TNS Infratest, realizou um estudo na Alemanha sobre o papel do esporte na vida de pessoas com deficiência física. A pesquisa aponta que a prática esportiva é um meio para se obter mais autonomia e menos restrições, auxiliando na volta às atividades do dia a dia e na melhora da qualidade de vida.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 20 a 50 milhões de pessoas por ano adquirem lesões não fatais somente em acidentes de carros, o que pode refletir em perdas permanentes ou podem ser reduzidas com exercício regular.
“Depois de um acidente, o esporte é normalmente uma parte importante da reabilitação, o que ajuda na recuperação da forma física. Por meio dele, pessoas com e sem deficiência podem fazer parte da sociedade e melhorar a sua autoconfiança”, lembra o presidente do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), Sir Philip Craven.
A internet tem um papel importante no acesso ao esporte para pessoas com deficiência física, revelou o estudo. Esse canal aumenta o fluxo de informação sobre a prática de atividades físicas e a perspectiva de participar delas. Além disso, instalações desportivas, oportunidades de treinamento, comunicação e a troca de informação entre centros esportivos e entusiastas de diversas modalidades têm o acesso facilitado no mundo on-line.
Em geral, é considerado extremamente difícil saber como lidar com pessoas com deficiência, tanto na vida cotidiana quanto na prática esportiva. “Grandes eventos, como os Jogos Paralímpicos de Londres 2012, podem ajudar a fortalecer a posição do esporte adaptado na sociedade e quebrar preconceitos”, diz o Head de Group Market Management da Allianz SE, Joseph K. Gross. “O profissionalismo, ambição e espírito de equipe dos atletas paralímpicos os levam para a excelência e os tornam estrelas e exemplos para todos nós”.
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)
Infográfico (divulgação)

Fonte: http://bagarai.com.br/pesquisa-aponta-impacto-da-pratica-esportiva-em-pessoas-com-deficiencia.html


2 comentários:

  1. Lendo essa matéria,vejo que o esporte não é só uma grande forma de reabilitação saúde para o corpo e a mente mas uma forma de socialização na sociedade, novamente mostrando que mesmo com limitações pode se fazer muitas coisas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro : vale para todos, em qualquer idade e condição social - vida é movimento ! (incluindo-se esportes, adaptados ou não.)

      Excluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.