quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Entidade cobra política para dislexia


Para instituto, país precisa de ações para identificar crianças com transtorno; governo diz que 'rotular' não é o caminho 

Pessoas com dislexia têm dificuldades em relacionar som e grafia; para aprender, precisam de mais tempo
DE SÃO PAULO


Um debate educacional tomou corpo nesta semana: como cuidar das crianças com grandes dificuldades na leitura e na escrita?

O Instituto ABCD, organização social criada em 2009, lançou a Semana da Dislexia, que cobra do poder público políticas para lidar com as crianças com o transtorno.

Segundo o instituto, os disléxicos têm dificuldades em relacionar o som da palavra com a grafia. O problema, diz, decorre de falha neuronal.

Para o instituto, é preciso que haja políticas públicas para identificar a dislexia e ações definidas para esses alunos, que necessitam de mais tempo para aprender e de diversas ferramentas para assimilar um mesmo conteúdo.

"Se não receber a atenção adequada, a criança é grande candidata a evadir mais tarde", disse a presidente da entidade, Mônica Weinstein.

Segundo ela, a literatura científica aponta que entre 3% e 6% da população mundial sofre de algum distúrbio de aprendizagem (não há levantamento no país).

O publicitário Gabriel Carvalho Mas Santacreu, 23, diz ser disléxico. "Até a segunda série, eu 'comia' letras e palavras. A diretora disse para a minha mãe que eu era burro."

A família começou a pesquisar o caso, diagnosticado como dislexia.

Ele conta que, para superar a dificuldade, apostou na memória visual. "Vi que conseguia 'gravar' a aula. Passei a prestar ainda mais atenção. Hoje, me sinto normal."

Para a chamar a atenção do poder público para o tema, o Instituto ABCD promove nesta semana oficinas, prêmios e visitas a centros de referência (informações em facebook.com/InstitutoABCD).

A existência da dislexia, porém, não é unânime. Há pesquisadores que entendem que a dificuldade da aprendizagem decorre de falhas das escolas ou do pouco contado com a leitura em casa.

Avaliação semelhante tem o Ministério da Educação, que entende que "rotular" a criança é o pior a se fazer.
Segundo a diretora de currículos da Secretaria da Educação Básica da pasta, Jaqueline Moll, classificar a criança como portadora de um transtorno pode tirar sua autoestima, "o que prejudica as suas outras potencialidades".

Além disso, os colégios podem se sentir mais confortáveis em desistir do aluno disléxico.

Onde procurar ajuda?

Instituto Cefac - (11) 3675 3637
Instituto ABCD - (11) 3071 3506 (11) 3071 2497
Santa Casa - 2176 7000/ 5741/5939
Unesp Marilia e Botucatu - (14) 3402 1324

No Rio UFRJ (21) 3873 5600 

(FÁBIO TAKAHASHI)

Folha de São Paulo 

Um comentário:

  1. Não é questão de rotular a criança. Mas sim de especificar um problema pontual, para que a escola e a família saibam lidar com os problemas. A escola precisa saber como ajudar essa crianças, muitas vezes há necessidade de adaptações como a leitura de enunciados ou um tempo maior para a realização de provas.

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.