segunda-feira, 23 de março de 2015

Setur-RJ conclui projeto turístico de acessibilidade para o Rio 2016

by Ricardo Shimosakai
A Vista Chinesa, mirante da Floresta da Tijuca, terá pisos táteis para cegos
A Vista Chinesa, mirante da Floresta da Tijuca, terá pisos táteis para cegos
A Secretaria Especial de Turismo do Estado do Rio de Janeiro acaba de concluir um planejamento de acessibilidade para pontos turísticos da cidade, tendo em vista a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Responsável pelo planejamento, a empresa Caminhe Arquitetura e Acessibilidade elaborou projetos para obras que irão adaptar o acesso ao Corcovado, Jardim Botânico, Vista Chinesa, Mesa do Imperador, Cinelândia, praia de Copacabana e dois pontos da praia da Barra, além de rotas entre a Candelária e a Praça XV e o Pão de Açúcar e o shopping Rio Sul.
O plano prevê o nivelamento de vias e calçadas, bem como a instalação de rampas e piso podotátil, dos tipos de alerta e direcional, facilitando, assim, o acesso de cadeirantes e deficientes visuais a importantes atrações da cidade. Vagas de estacionamento e pontos de ônibus próximos a essas atrações também serão adequados às normas de acessibilidade.
O Projeto Executivo foi concluído no início deste ano e aprovado pela Caixa Econômica Federal. A iniciativa foi viabilizada a partir de um convênio firmado entre a Setur e o Ministério do Turismo que cobre a realização da análise e projeção, além da impressão de um guia de acessibilidade, estimado para maio de 2015. O investimento total no projeto foi de R$ 352.325,74.
O plano já foi encaminhado para a Secretaria de Conservação, que pretende executá-lo antes dos Jogos de 2016. São aguardados em agosto do ano que vem na cidade 4.350 atletas paralímpicos, oriundos de 176 países.
Fonte: Mercado & Eventos

Ricardo Shimosakai | 23/03/2015 às 11:00 | Categorias: acessibilidade | URL:http://wp.me/pSEPi-5II

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.