sábado, 7 de março de 2015

Sessentãohttp://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/melhor-idade/noticia/2015/02/nova-geracao-da-terceira-idade-encontra-os-clubes-gourmet-4708774.html

Nova geração da terceira idade encontra os clubes gourmet

O corretor de seguros Milton Adriano encontrou na gastronomia um remédio para o estresse

28/02/2015 | 16h02
Nova geração da terceira idade encontra os clubes gourmet Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS
Antes de chegar aos 50 anos, Milton Pereira Adriano sentiu o peso da rotina. Dores, cansaço, estresse. Foi ao médico em busca do veredito, recebeu uma receita incomum:
– Ele me mandou procurar uma atividade ou, em pouco tempo, o estresse faria com que eu adoecesse de verdade. Preocupado apenas com o trabalho e a família, eu aumentava o tamanho dos problemas para me ocupar. Saí do consultório e abri o jornal. Lá estava um sinal: um clube de Porto Alegre procurava homens para compor uma confraria de gastronomia.
Conheça a história de outros sessentões:
Aos 63 anos, ele vive uma fase de paixões. Os novos sabores e aromas o reaproximaram da família e o fizeram conquistar amigos com quem divide o prazer em cozinhar. Entre a casa e o trabalho como corretor de seguros, hoje ele também ministra cursos de gastronomia para os mais jovens.
Adriano teve de tomar um susto para entender que envelhecer não significa adoecer. A falta de atividades é uma das principais preocupações sobre os homens na terceira idade. A maioria tende a se isolar ao longo dos anos.
Leia também:
"Os 60 são os novos 40"Idoso, um bom negócio
O tempo traz mudanças nos papéis sociais. Nessa fase, muitos entendem ter perdido a função produtiva e acreditam não serem mais responsáveis pela família. Por isso, estão mais propensos à depressão, segundo o geriatra Newton Terra. Adriano conta:
– A gastronomia me devolveu a jovialidade. Hoje eu tenho ânimo para trabalhar, curtir a vida com a família e amigos e ainda faço natação. Não tenho medo de mais nada.
Ele sabia o básico, sempre ajudou a mãe na cozinha, mas começou com o curso para novatos e foi desenvolvendo as práticas com outras classes. Hoje, é convidado para preparar um jantar completo em grandes eventos sociais. Uma vez por mês, os homens da confraria se reúnem para preparar pratos especiais, testar novos ingredientes e conversar. Os encontros não ficam reduzidos ao clube:
– Estamos sempre nos reunindo para comemorar o aniversário de um dos membros ou de nossos familiares ou, simplesmente, pelo prazer de preparar algo para as pessoas.
Em vídeo, confira o que Adriano e outras três pessoas pensam sobre chegar à terceira idade:

VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.