domingo, 1 de março de 2015

Exposição com relíquias do esporte promove acessibilidade entre os visitantes

by Ricardo Shimosakai
7Esporte Movimento apresenta ao público 2 mil peças que contam a história do esporte mundial através de selos, moedas, tochas, esculturas e itens raros.Esporte Movimento apresenta ao público 2 mil peças que contam a história do esporte mundial através de selos, moedas, tochas, esculturas e itens raros.
CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 21 de janeiro a 5 de abril, a exposição Esporte Movimento, uma seleção de aproximadamente 2 mil itens da coleção de mais de 70 mil artefatos esportivos pertencentes ao colecionador Roberto Gesta de Melo. A mostra, que conta com o patrocínio da CAIXA e Governo Federal, é gratuita e inédita no Brasil.
"Esporte Movimento" é um recorte da maior coleção privada de artefatos esportivos do mundo. Durante a exposição, os visitantes poderão apreciar selos, moedas, troféus, tochas, fotografias, vídeos, medalhas originais e demais objetos relacionados ao esporte. Além disso, em uma área específica da exposição, uma tocha estará disponível ao toque do público e, por toda a CAIXA Cultural, há obras táteis e textos em braile. As ações visam à inclusão de deficientes visuais na mostra.
Em Brasília a exposição apresenta peças que não foram vistas pelo público de Curitiba e São Paulo. Dentre elas, as pelúcias dos mascotes dos mundiais de diversas edições têm despertado o interesse especial das crianças. Há ainda porcelanas, esculturas e um fragmento de rocha que data de 4.000 a.C.
O projeto, que já foi prestigiado por 11 mil pessoas em Curitiba (PR) e São Paulo (SP), procura apresentar um panorama das mais diferentes dimensões que cercam a prática esportiva. Composta por oito núcleos, a exposição fará um passeio pela história do esporte, começando pelas pinturas rupestres e chegando até os dias atuais. Durante a exposição, haverá, ainda, homenagem a diversos esportistas, que tiveram grande importância para o cenário histórico do esporte mundial.
Sobre o curador:
Roberto Gesta de Melo, representante da América do Sul no Conselho da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE) e da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA). Dono de uma das maiores coleções particulares de itens esportivos do mundo, foi presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), vice-presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) e secretário de Esportes do Governo do Estado do Amazonas.
Serviço:
Exposição "Esporte Movimento"
Visitação: até 5 de abril de 2015
Horário: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Local: CAIXA Cultural Brasília –  SBS Quadra 4 Lotes 3/4 Brasília-DF
Informações: (61) 3206-9448
Classificação etária: livre para todos os públicos
Entrada franca
Acesso para pessoas com deficiência
Produção: Arte Impressa
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Fonte: Jornal Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.