sábado, 16 de janeiro de 2016

UM ALERTA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL PARA TODOS NÓS

 POR FAVOR TODOS! APRENDAM LIBRAS!

    Sou Rodolfo, com vinte e oito anos, deficiente auditivo. Se vocês desconhecem Libras, não estabelecem comunicação satisfatória conosco. Pais, professores, amigos não sabem o que fazer com aquela pessoa, e não interagem. Quando nossa frustração se expressa em gestos de raiva somos considerados “briguentos”.
   Aos sete anos de idade frequentemente ia para a piscina e tive infecção em meus ouvidos diagnosticada tardiamente, resultando em surdez total do ouvido direito, e pequena percepção de sons no esquerdo. Só aprendi Libras aos dezesseis anos, em grupo de surdos.
   Não contar com interprete de Libras me obrigou, quando criança a copiar de meus colegas entendendo pouco do que escrevia. Quando moço, na faculdade de administração, a falta deste apoio foi em parte amenizada por colegas que sabiam um pouco de Libras. Lutei muito para concluir o curso.
   Uso aparelho auditivo, mas não gosto, só consigo ouvir ruídos e não entendo palavras. O implante coclear ainda está em pesquisa, tenho medo de arriscar, me aceito como surdo.
      Moro distante de minha família, sozinho, cuido de tudo em casa. Vim para esta cidade para frequentar curso específico para pessoas com deficiência, com o objetivo de acesso a vaga de trabalho melhor (já trabalhei antes). Aqui achei minha namorada, que também é deficiente auditiva. Já tentei namorar ouvinte, mas não dá certo – não acompanho o vocabulário de suas mensagens ao celular.
   Uso internet, mas meu vocabulário incompleto dificulta a pesquisa. Faço karatê, natação, academia e ando de bicicleta (com muito cuidado).
   Futuro? Meus sonhos são como os de vocês!
Sejamos incontroláveis então… e que a gente não desista porque ninguém acredita.
Machado de Assis. Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.