domingo, 24 de janeiro de 2016

ADORO TRABALHAR! ENRIQUECE A VIDA EM TODOS OS SENTIDOS!

   Sou Renée, comecei a trabalhar bem cedo, arrematando costuras de uma costureira francesa, vestindo uniforme escolar, depois das aulas do curso primário. Aos quatorze já trabalhava em sala de pano.
   Fiz curso de costura, e aos vinte anos já tinha boa clientela. Eu via as roupas nas lojas e não conseguia entender como era possível confeccionar o mesmo modelo em diferentes tamanhos.
   Fui para São Paulo e no bairro de Bom Retiro encontrei curso nas “Escolas Reunidas Brasileiras”. Tive desempenho tão satisfatório como aluna que a própria escola ofereceu emprego.
   Aos vinte e um anos morava sozinha em uma kitchenette, no bairro da Consolação, e passei muitos anos feliz, trabalhando para grandes produtores de moda jeans.
   Tenho irmãos e irmã, casados, com família formada, morando aqui.
   Quando meu pai faleceu, me pareceu natural voltar para Americana, morando com minha mãe. Ela teve pena de me fazer deixar São Paulo, mas também deixou claro que esta solução a deixava muito contente.
   Passamos dezesseis anos juntas, e os últimos setenta e um dias em um quarto de hospital. No fim deste nosso momento surgiu uma trombose em minha perna, e ficamos juntas, internadas no mesmo quarto.
   Já fazem mais de seis anos que ela se foi e amenizo um pouco as saudades de meus pais com dois retratos sempre presentes em minha sala de trabalho.
   Em junho devo completar oitenta anos, produtiva, criando moldes para quatro confecções, com várias hérnias de disco em minha coluna e um joelho mais tortinho que acabou comprometendo a rapidez de minha locomoção, mas sem nenhum traço de dor, graças ao bom Deus.
“Estou sempre alegre. Essa é a melhor maneira de resolver os problemas da vida. ” – Charles Chaplin.

Caso real. Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.