segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Novo post em TURISMO ADAPTADO

Brasileira viaja pelo mundo e divide suas experiências de acessibilidade

by Ricardo Shimosakai
Débora compartilha experiências pelo mundo através do portal viagemacessivelDébora compartilha experiências pelo mundo através do portal viagemacessivel.com
Débora Pedroso é brasileira e mora há décadas nos Estados Unidos. Ela perdeu o movimento das pernas aos 10 anos de idade, por conta da Síndrome de Guillain-Barri, uma doença autoimune que ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca parte do próprio sistema nervoso por engano. Isso leva a uma inflamação dos nervos, que provoca fraqueza dos movimentos.
Graças ao esporte, ela se reencontrou, e, no basquete, conseguiu as respostas para algumas dúvidas que começavam a incomodá-la.
— O esporte abriu novos horizontes na minha vida. Foi um divisor de águas mesmo. O que eu via nesse momento de interação com outros cadeirantes eram pessoas casadas, mulheres com filhos, gente dirigindo, guardando cadeira de rodas, viajando, etc. — conta Débora.
Ela sempre fez de tudo e chegou um momento que resolveu compartilhar isso com todos através da Internet. Débora publica suas aventuras no portalViagemAcessivel.com, em que mostra lugares turísticos onde a acessibilidade é regra, e não excessão.
— Minha última viagem foi para o Canadá, onde eu conseguia andar de ônibus e metrô sozinha. É o direito de ir e vir ao pé da letra. Tudo é pensado para todos conseguirem acessar — conta.
Segundo ela, no Brasil, ainda não existe essa consciência generalizada.
— Na última vez que estive em Búzios, eu detestei. A Rua das Pedras não oferecia a mínima condição para o meu trânsito na cadeira de rodas. E quando visitei a cidade do Rio, fui enganada pelas empresas de ônibus, que adesivaram todos os veículos para cadeirantes, porém, os equipamentos instalados (a maioria) não funcionam ou os motoristas não sabem manusear — finaliza Débora.
Fonte: Como Será?

Um comentário:

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.