terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Tamanho não é documento. Naim Suleimanov com 1,47 m de altura foi tricampeão olímpico.

by Ricardo Shimosakai
Levantando três vezes sua própria massa corporal no arremesso, foi apelidado de o Pequeno HérculesLevantando três vezes sua própria massa corporal no arremesso, foi apelidado de o "Pequeno Hércules"
Naim Süleymanoğlu (23 de janeiro de 1967, em Ptitchar, Kardjali, Bulgária) é um turco, campeão mundial e olímpico em halterofilismo. É o mais bem-sucedido levantador de peso de todos os tempos. Naim estreou em competições internacionais aos 14 anos de idade, no campeonato mundial para juniores, em São Paulo; definiu seu primeiro recorde mundial aos 15 anos. Ele nasceu na Bulgária e representou-a até desertar para a Turquia em 1986.
Nascido Naim Suleimanov (em búlgaro: Наим Сюлейманов) e de ascendência turco-búlgara, ele tinha tomado a decisão um ano antes e foi bastante chateado quando os búlgaros mudaram seu nome para Naum Shalamanov em 1985, para remover os vestígios de sua origem turca.
Para competir internacionalmente para a Turquia, o governo búlgaro recebeu sete milhões de dólares da Turquia (e não apenas um milhão como fora divulgado). Süleymanoğlu tornou-se o primeiro levantador de peso a ganhar ouro em três Olimpíadas, em 1988, 92 e 96. Nos Jogos de Sydney 2000, tentou conquistar o quarto ouro olímpico, porém não conseguiu concluir a prova.
Ele ainda tornou-se o primeiro homem a conseguir levantar duas vezes e meia o equivalente a sua própria massa corporal no arranco e o segundo a levantar três vezes sua própria massa corporal no arremesso (o primeiro foi o búlgaro Stefan Topurov). Foi apelidado de o "Pequeno Hércules" e "Hércules de Bolso", pois tinha 1,47 m de altura e por causa de suas marcas nas categorias até 56, 60, 62 e 64 kg.
Melhores marcas da carreira
  • arranco — 152,5 kg na categoria até 60 kg
  • arremesso — 170,5 kg na categoria até 56 kg (Varna 1984)
  • arremesso — 190 kg na categoria até 60 kg
  • total olímpico (arranco + arremesso) — 342,5 kg na categoria até 60 kg (Jogos Olímpicos de 1988)
Estabeleceu 46 recordes mundiais ao todo — 14 no arranco, 15 no arremesso e 17 no total olímpico. Em junho de 1999 a Association Internationale de la Presse Sportive escolheu Süleymanoğlu como um dos 25 maiores atletas do século XX, ao lado de celebridades como Pelé e Jesse Owens.
Em 2000, e novamente em 2004, ele foi eleito para o Weightlifting Hall of Fame (salão da fama da Federação Internacional de Halterofilismo). Em 2001, recebeu a Ordem Olímpica de Juan Antonio Samaranch, o então presidente do Comité Olímpico Internacional. Ele entrou para a política na Turquia.
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.