Construiremos a acessibilidade social de forma completa quando
conseguirmos o trabalho conjunto de organizações internacionais (como a
Organização Mundial da Saúde), dos governos nacionais, dos produtores de
tecnologia, das pessoas que imaginam novos produtos (designers), das pessoas
com deficiência, seus familiares e amigos, e suas organizações de classe
(ONGs), mais a população inteira de forma crescente, todas as idades, todas as
classes sociais. Sonho grande. Uma rampa
de acesso na calçada, ou na entrada de um edifício é necessária para quem
conduz um carrinho de bebê, para quem acompanha idoso com dificuldades de
locomoção (andador ou bengala), ou alguém com a perna temporariamente
engessada. Não é só para os cadeirantes.Um ponto de ônibus com informação
visual clara, grande e atualizada ajuda idosos, pessoas vindas de outro país,
além dos deficientes auditivos.E se estes sinais forem acompanhados de
informações sonoras ajudarão os deficientes visuais, os estrangeiros e viajantes, além dos idosos.O transito muito bem
sinalizado evitará tantos acidentes que enfrentamos hoje, mas será
particularmente bem-vindo para deficientes visuais (letras grandes),
viajantes não familiarizados, idosos, deficientes intelectuais (informações
em linguagem simples, clara).Quando
edifícios e ruas forem mais acessíveis, aumentará a oportunidade de vida
cívica, que significa acesso à educação e à saúde, além de participação do
mercado de trabalho.A falta gera exclusão e dependência social.Desnecessárias,
humilhantes muitas vezes.O espaço interno dos edifícios e futuramente de todas as casas, precisa de
caminho interno acessível para todas as dependências, portas suficientemente
largas, do conforto de banheiro adaptado ou já construído em concepção
acessível. Válido para pessoas com dificuldades em mobilidade (deficientes ou
não – de forma permanente ou temporária). Precisamos nos edifícios de rotas de fuga seguras,
facilmente compreendidas por todos (diferentes tipos de deficiência, idosos,
analfabetos, estrangeiros), que possam rapidamente ser acessadas em situações
de emergência.No transporte coletivo mais eficiência e menor custo, para desafogar as ruas de tantos carros e
acidentes decorrentes, com estações fisicamente acessíveis para todos. Isto
inclui reorganização progressiva da malha de trens, ônibus e metrôs em cada
cidade, buscando interligação e acesso inteligente das linhas principais até as
menores. “A democracia não corre, mas chega segura ao objetivo.” – Goethe.
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Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.
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