terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Achamos oportuno divulgar (tecla SAP / DV)

Olá, pessoal!

Resolvi escrever este relato, pois além de ser útil a muitos deficientes visuais que possam ter interesse no assunto, também poderá evitar transtornos a quem deseja usufruir dos novos recursos que já estão disponíveis para nós.

Há alguns meses atrás escutei no Jornal Nacional veiculado pela Rede Globo do Brasil uma notícia dizzendo que apartir daquela data os filmes veiculados nos programas Tela quente e Temperatura máxima teriam áudio descrição. A reportagem informava que tal recurso só estaria disponível através do sinal digital e seu acesso se daria pela tecla SAP.

No dia 26 de dezembro de 2011 saí à procura de um televisor que suportasse tais funções e me encaminhei para um dos melhores shopping de Belo Horizonte.

A minha batalha foi infrutífera. Em todas as lojas que procurava um televisor com conversor digital e tecla SAP a resposta era unânime: Não existe tecla SAP em televisores digitais. A minha esposa chegou a perguntar se havia alguma outra tecla que substituiria esta função e os representantes de fabricantes como LG, Samsung e Sony foram tachativos: Não existe.
Voltei frustrado para casa, mas disposto a descobrir como acessar este recurso. Depois de muito pesquisar na internet e ligando para serviços de atendimento ao comsumidor de alguns fabricantes descobri o mistério. Na verdade a tecla SAP realmente não existe em televisores digitais. Existe agora uma nova tecla chamada MTS ou Multichannel Television Sound. Esta tecla substitui a tecla SAP com vantagens, pois é um recurso que permite o acesso a vários canais de som pelo televisor. Desta forma, ao assistirmos a um filme dublado podemos optar pelo áudio dublado, áudio original ou dublado com áudio descrição. A tecla SAP refere-se a um segundo canal de áudio, ou seja, permite alternar entre o áudio dublado ou áudio original do filme. Desta forma, não posso afirmar com absoluta certeza que televisores com esta tecla possam acessar o áudio dublado do filme que possui áudio descrição.
Então ontem, no dia 30 de janeiro de 2012, parti novamente em busca de um televisor que possuísse esta função no controle remoto, pois em alguns televisores esta função está no menu do aparelho, o que dificulta o nosso acesso.

Finalmente encontrei um modelo adequado às minhas necessidades. Um televisor Samsung LCD de 32 polegadas, com conversor digital integrado e a tecla MTS no controle remoto.
Cheguei em casa e, com a ajuda de um amigo a televisão foi montada e fiquei aguardando o horário da Tela quente, programa da Globo que passaria um filme com áudio descrição.
Quando o filme começou eu e minha esposa já estávamos sonolentos, mas a oportunidade de assistir a um filme com áudio descrição nos deixou bastante animados e acabamos por assistir todo ele.

Bom, a novela do acesso ao novo recurso terminou com um final feliz e, por isto, além do meu relato vou colocar aqui algumas dicas para que vocês possam se orientarem na compra de um aparelho que atendam às necessidades exigidas para usufruir deste maravilhoso recurso:
1- Não importa se o televisor é LCD, LED  ou 3D. Também não importa se ele terá 22, 32 42 ou 55 polegadas. O essencial é que ele possua o conversor digital integrado.
2- Levem um olho amigo com vocês para não correrem o risco de comprarem uma TV que possua este recurso no menu. Exijam um modelo que possua a tecla MTS no controle remoto. Isto vai facilitar muito o acesso a este recurso.

3- Não adianta testar na loja. Os programas veiculados pelas redes televisivas que possuem áudio descrição só passam em horários específicos. Desta     forma, testar  esta função na loja poderá ser perda de tempo. Além disto, esta função só está disponível para a tv aberta, ou seja, provavelmente não funcionará se dentro da loja os televisores estiverem apresentando imagens de circuito interno. Caso vocês conheçam outros programas veiculados por outras emissoras que sejam transmitidos durante o horário comercial poderão ir à loja e pedirem para testar os aparelhos no canal e horários específicos. Vale lembrar que o mesmo programa da emissora, caso seja transmitido via tv a cabo ou por assinatura, pode não possuir a áudio descrição devido à transmissão não ser por via aérea, ou seja, não estará recebendo o sinal direto da emissora.

4- Como acessar a função? No meu televisor Samsung bastou ir pressionando a tecla MTS até ouvir a dublagem com áudio descrição. Para colocar o áudio do filme que assisti com dublagem e áudio descrição pressionei a tecla MTS por duas vezes. Na primeira o filme ficou com o áudio original que era em inglês. Na segunda vez surgiu a dublagem com áudio descrição.
5- Se o seu televisor estiver reproduzindo a dublagem com áudio descrição é possível que, durante os comerciais, alguns deles fiquem mudos. Isto acontece porque o áudio daquela propaganda está sendo transmitido apenas pela primeira faixa de áudio que é a da dublagem sem áudio descrição. Se pressionar a tecla MTS e retornar à primeira faixa de áudio tudo volta ao normal.

6- A programação transmitida pelas emissoras no formato digital é feita via UHF e não via VHF. Desta forma, talvez seja necessário adiquirir uma antena que possa captar os sinais UHF com qualidade. Na minha casa uma antena interna foi suficiente. Mas tudo dependerá da região em que você se encontre. Em alguns locais o sinal digital pode ainda não existir ou ser muito fraco. Neste último caso, talvez uma antena externa resolva o problema.

7- No formato digital a tv não apresenta sons com ruídos ou imagens com sombras. Se o sinal digital estiver fraco, o que acontecerá é um congelamento da imagem e cortes no áudio. Na minha tv, quando sintonizei os canais, ela automaticamente selecionou o sinal digital para as emissoras que transmitiam sua programação neste formato, mas também captou o sinal analógico das emissoras que ainda transmitem sua programação neste padrão. Assim, as emissoras que ainda não possuem transmissão no formato digital brasileiro podem apresentar imagens duplas ou com sombras, chuviscos ou mesmo ruídos no áudio. Se estiver assistindo um canal de TV com estas características pode ter a certeza de que não está assistindo a programação de uma emissora no formato digital.

Bom, acho que isto é tudo que tenho a dizer sobre o assunto. Espero que todos que estejam na espectativa de assistirem a programação da TV com áudio descrição possam encontrar aqui informações suficientes para adquirirem seus televisores sem receio, aproveitando o que a tecnologia assistiva disponibiliza para nós.

Sei que existe uma legislação a respeito do assunto, mas como desconheço a lei não vou me pronunciar a respeito. Me parece que até 2014 todas as redes que transmitem sua programação via aérea deverão ter pelo menos 20% de sua programação com áudio descrição. Não estou certo da data nem do percentual, mas isto eu deixo a cargo de quem se interessar.

Uma coisa posso lhes afirmar com certeza: poder assistir a um filme com áudio descrição é uma autonomia que não tem preço. Aconselho a todos os deficientes visuais a adiquirirem suas TVs no formato digital para aproveitarem tudo de bom que está sendo colocado ao nosso dispor.

E caso eu tenha colocado aqui alguma informação errônea, por favor, não receem em me corrigirem.

Abraços,
Abel

Visite o blog dos Conselhos Municipais:

2 comentários:

  1. Postagem de grande valia, obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Para quem tem a TV lg 42lf6500 Siga os seguintes passos.
    1Menu (botão casa).
    2Configurações (engrenagem a direita superior da tv).
    3Configurações avançadas (última e 7' bolinha das opções )
    4Canais
    5Idioma de áudio
    6Português 2 (sterio)

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.