ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
O acidente vascular cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um deficit neurológico (diminuição da função) que persiste por pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento focal do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do aporte de oxigênio às células cerebrais adjacentes ao local do dano com consequente morte dessas células; começa abruptamente, sendo o deficit neurológico máximo no seu início, e podendo progredir ao longo do tempo.
Fonte: Site ABC da Saúde
______________________________________________________________________
Afasias
O trabalho fonoaudiológico em pacientes com Afasia.
A atuação fonoaudiológica com pacientes que apresentam alterações de linguagem devido à Afasia visa o restabelecimento e melhora da comunicação para que ele possa se expressar e ser compreendido por todos. O tratamento fonoaudiológico deve ser iniciado preferencialmente logo após a ocorrência da lesão cerebral.
Fonte: Site Brasil Fonoaudiologia
____________________________________________________________________
Acidente Vascular Cerebral (AVC)
O que é
É resultante da falta ou restrição de irrigação sanguínea ao cérebro, que pode provocar lesão celular e alterações nas funções neurológicas. É uma manifestação, muitas vezes súbita, de insuficiência vascular do cérebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose
Tipos
- Isquêmico: consiste na oclusão de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes daquela região afetada, produzindo uma sintomatologia ou déficits característicos.
- Hemorrágico: existe hemorragia dentro ou fora do cérebro, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana e edema (inchaço) cerebral
Fatores de risco
- Hemorrágico: existe hemorragia dentro ou fora do cérebro, com outros fatores complicadores tais como aumento da pressão intracraniana e edema (inchaço) cerebral
Fatores de risco
Hipertensão arterial, doença cardíaca, fibrilação atrial, diabetes, tabagismo, colesterol elevado, uso de pílulas anticoncepcionais, alcoolismo, ser portador de doenças que alterem a coagulação do sangue
Prevenção
Controlar os fatores de risco, ter alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente.
Fonte: Revista Viver Brasil
___________________________________________________________________
O que é a Afasia
A afasia pode ser definida como uma perturbação da linguagem adquirida causada por uma lesão neurológica. Esta perturbação afecta a capacidade da pessoa entender o que está a ser dito e expressar os pensamentos em palavras, podendo afectar todas as modalidades da linguagem, como fala, compreensão, gestos, escrita, leitura e cálculos.
Fonte: Site da Associação Nacional de Afásicos e Vítimas de Acidentes Vasculares Cerebrais
_____________________________________________________________________
Laboratório de Neurolinguística – LABONE
Instituto de Estudos da Linguagem - IEL/UNICAMP
Centro de Convivência de Afásicos
Funcionando nas dependências do Laboratório de Neurolingüística (LABONE) desde 1998, o Centro de Convivência de Afásicos (CCA), que é um espaço de interação entre pessoas afásicas e não-afásicas (familiares, pesquisadores e terapeutas), foi criado num esforço conjunto do Departamento de Lingüística e do Departamento de Neurologia da Universidade Estadual de Campinas para fazer jus a uma reação conjunta contra a exclusão e o isolamento social sofridos pelas pessoas afásicas, seus familiares e amigos, e também para favorecer situações voltadas para usos e ações efetivas de linguagem e demais rotinas significativas da vida em sociedade. As pessoas afásicas que freqüentam o CCA são pacientes do Hospital de Clínicas da Unicamp, onde recebem toda a assistência clínica necessária.
Fonte: Site do Laboratório de Neurolinguística da Unicamp
_______________________________________________________________
Afasia
Este documento aborda a afasia como um foco de atenção em enfermagem, privilegiando sobretudo a sua vertente psíquica, social e familiar. No entanto, outros aspectos serão também aqui tratados embora de forma sucinta.
Fonte: Site Forum Enfermagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário