segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mesa-redonda aborda tratamento a portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e drogas

Em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, celebrado em 18 de maio, a Secretaria de Saúde de Americana promoveu uma mesa-redonda no plenário da Câmara Municipal que abordou o tratamento aos portadores de transtornos mentais e para usuários de álcool e drogas.



O evento contou com a presença do secretário de Saúde, Fabrizio Bordon, da diretora da unidade de atenção aos direitos da pessoa com deficiência, Elisabeth Fritzons, além dos responsáveis pela saúde mental no município e de representantes da Atenção Básica da Secretária de Saúde.

O secretário de Saúde comentou que a Saúde Mental no município luta pela reinserção social do paciente e que ao longo dos três últimos anos passou por transformações. Falou também que a informatização trouxe dados significativos para o gestor.


“A informatização da rede pública de saúde trouxe dados sobre o que realmente está acontecendo com relação à saúde em Americana. As estatísticas do sistema apontam que os medicamentos para diminuir a ansiedade estão entre um dos cinco mais retirados nas farmácias municipais”, apresentou o secretário durante a abertura do evento.

As transformações da assistência aos portadores de transtornos mentais e usuários de álcool e drogas envolveram a ampliação do horário de funcionamento do Centro de Atenção Psicossocial Adulto, o inicio do atendimento e ações de CAPS Álcool e Drogas na Unidade Básica de Saúde da Vila Dainese e a reestruturação do CAPS infantil que atende crianças e adolescentes.

“A Saúde Mental tem que estar presente no dia-a-dia das pessoas, temos que ter consciência da seriedade do assunto. E a Secretaria de Saúde tem batalhado para o oferecimento de um serviço mais adequado e humanizado. Queremos alterar a realidade e cada vez mais reinserir o paciente na sociedade”, falou Fabrizio.

O tema da mesa-redonda foi ‘Loucura não se prende, saúde não se vende. Quem tá doente é o sistema social’ e quatro profissionais renomados discutiram o tema central.



Bruno Ferrari Emerich abordou a atenção a crise e outras estratégias de cuidado. Gabriela Vasconcelos Fontes Rocha Cortes falou sobre as Políticas de Álcool e outras Drogas: Um cenário em construção. A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial, Graziela Cia de Faria, comentou sobre "Saúde Mental no município de Americana- Um modelo em construção". E Rodrigo Fernando Pressoto mencionou a "Saúde Mental na Atenção Básica: a perspectiva do apoio institucional".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.