quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

06 de Fevereiro de 2015 - Alerta

Diabetes, hipertersão e velhice são fatores de risco para doença renal crônica

Segundo pesquisa 24,5% das pessoas com mais de 60 anos sofrem com problemas nos rins

 
Um em cada dez adultos no mundo hoje desenvolveram a doença renal crônica. A Organização Mundial da Saúde diz que hipertensão e diabéticas na terceira idade aumenta consideravelmente o risco de sofrer com o problema.
– Vasos danificados pela rigidez e calcificação, danificam os rins e, por consequência, acarretam danos ao coração. É um círculo vicioso. Um jovem que desenvolve o problema nos rins tem mais riscos de morte do que um idoso de 90 anos vivendo com saúde plena – diz Cinthia Vieira, presidente Sociedade Gaúcha de Nefrologia.
Além de filtrar os detritor que sobram no sangue, os rins atuam nas funções hormonais, auxiliam no metabolismo e podem alterar a paratireoide.
– A doença renal é silenciosa, mas um em cada dez idosos tem algum tipo de doença associada, como pedras e infecção nos órgãos. Além disso, 20% da população com mais de 18 anos sofre com hipertensão e 8% com diabetes. Um exame simples qualitativo de urina que mede a creatinina pode indicar o problema.
A solução para se distanciar do problema é mais simples e conhecido ainda: mudar os hábitos de vida, tomar líquidos, caminhar, não fumar e evitar o consumo em excesso de proteína. Isso freia a progressão da doença que pode culminar em diálise e transplante.
– Hoje, há cerca de cem mil brasileiros em diálise, 30% deles tem mais de 65 anos. Quem não se protege da hipertensão e diabetes na juventude, pode chegar à terceira idade num estágio muito avançado da doença renal crônica – explica Cinthia.
Nos Estados Unidos, por exemplo, segundo a National Health and Nutrition Examination Survey, os novos casos de doença renal crônica duplicaram entre os maiores de 65 anos entre 2000 e 2008. A prevalência de pessoas de mais de 60 anos com doença renal crônica passou de 18,8% em 2003 para 24,5% em 2006.
Se detectada prematuramente, a doença renal crônica pode ser tratada adequadamente – diminuindo outras complicações e reduzindo a carga crescente de morte e invalidez decorrente do problema e outras doenças que ele pode causar.

Fonte: Zero hora
Edição: G.C
http://arquivo.medplan.com.br/materias/2/29555.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.