quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Consultora em Inclusão, MARTA GIL compartilha:

Dados de hoje, divulgados pela Rádio CBN SP - ensino médio tem TUDO a ver com a entrada no mercado de trabalho.
Abraços
Marta


São pouco mais de 47 mil num universo de mais de 8 milhões de alunos, segundo Censo Escolar de 2013. Dificuldade de encontrar escolas com infraestrutura necessária para atender esses estudantes ainda é apontada como um dos grandes obstáculos nessa ação. 

Fabiana Novello 
Uma inclusão que ainda engatinha. As matrículas de adolescentes da educação especial em salas comuns do Ensino Médio não chegam a 0,6% do total. São pouco mais de 47 mil num universo de mais de 8 milhões de alunos, segundo dados do Censo Escolar de 2013. Se no Fundamental a inclusão já está mais consolidada, no Ensino Médio mudanças precisam ser feitas e quem conclui essa etapa ainda é uma exceção. 
Mateus de Oliveira é um exemplo. Ele tem 18 anos e mora no bairro da Taquara, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Mateus tem paralisia cerebral com comprometimento motor e já passou por sete cirurgias. E mesmo com as dificuldades que enfrenta no dia a dia, nunca desistiu de estudar. 
Mateus é cadeirante. Ele concluiu o Ensino Médio na escola estadual Brigadeiro Shorcht. No início, ele ia junto com a mãe que o ajudava a conduzir a cadeira de rodas. Era quase meia hora até a escola. Depois, a diretora da instituição conseguiu com o estado transporte para ele. Mateus também tinha ajuda dos colegas quando precisava. 
Mateus quer continuar estudando e quer trabalhar. Caio Lucas Veloso de Castro de Paula já tem um emprego. Ele tem síndrome de down e ao contrário de Mateus, fez apenas até o Fundamental. A escola onde ele estudava não tinha o Ensino Médio e os pais não quiseram procurar outra. Hoje, Caio trabalha em uma agência de publicidade na Zona Oeste de São Paulo. Todos os dias acorda as 6h e antes das 8h já está lá. Com o salário, ele ajuda a família. 
No Censo de 2010, 1,2 milhão de brasileiros com idade entre 15 e 17 anos declararam ter algum tipo de deficiência. A dificuldade de encontrar escolas é um dos fatores que afastam do Ensino Médio regular os adolescentes da educação especial. A homogeneização é outro fator citado pela professora da Faculdade de Educação da Universidade de Campinas, Maria Teresa Mantoan.

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