quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

TER, 10 DE FEVEREIRO DE 2015 01:00      ACESSOS: 189
Imprimir PDF
    

Foto: WikiMediaCommons/John.Karakatsanis

Pesquisadores do Japão desenvolveram um aplicativo que avisa, com 30 minutos de antecedência, quando um ataque epiléptico se aproxima.
A invenção, para smartphones - feita na Universidade de Kyoto, Universidade de Kumamoto e a Universidade Medical and Dental de Tókio - e prevê futuros ataques através dos batimentos cardíacos do usuário.Ela se baseia na teoria de que as atividades neurológicas associadas à epilepsia afetam o nível dos batimentos do coração.

ComoO 'gadget' tem um pequeno sensor, que colocado junto ao coração avalia constantemente os batimentos cardíacos e envia esses dados para o aplicativo.
Caso estes valores se alterem em relação aos normais, o App emite um alerta, avisando que o usuário terá um ataque epilético entre 30 segundos e alguns minutos, para que ele tenha tempo para se preparar.
"É possível que este sistema possa levar à criação de novos padrões de cuidados para os epiléticos e a nossa expetativa é que ele possa ser adquirido daqui a 10 anos", explicam os pesquisadores no site oficial da universidade.

Eles dizem que esta solução permite "melhorar a qualidade de vida dos epiléticos, [para] evitar acidentes".
A epilepsia é uma doença neurológica caracterizada por convulsões, causadas por elevadas descargas elétricas nas células do cérebro e afeta cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo.

Testes
O aplicativo está sendo testado em
 doentes dos hospitais da Universidade de Medicina de Tóquio.Ele deverá esta à venda a partir de 2025.
Com informações do Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.