sábado, 7 de fevereiro de 2015

Acessibilidade cultural é tema de curso do Ministério da Cultura

by Ricardo Shimosakai
Exposição acessível com tecnologia assistiva para audiodescrição, é um dos itens abordados no cursoExposição acessível com tecnologia assistiva para audiodescrição, é um dos itens abordados no curso
Estão abertas até 28 de fevereiro inscrições para o processo seletivo para o curso de especialização em acessibilidade cultural, oferecido pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Destinado a gestores públicos de cultura, Pontos e Pontões de Cultura, organizações da sociedade civil e professores de universidades públicas, o curso pretende capacitar gestores públicos na implantação de políticas de acessibilidade cultural. Outro ponto importante será a ampliação do debate sobre gestão cultural acessível e legislações conquistadas no campo dos direitos humanos e da deficiência.
As 63 vagas serão divididas em:
• 27 para servidores públicos concursados de instituições culturais públicas;
• 5 para Pontos e Pontões de Cultura (que receberão apoio para a capacitação por meio de passagens);
• 5 para representantes de instituições da sociedade civil que atuem no campo da deficiência e da cultura;
• 5 para docentes de cursos de Terapia Ocupacional ou áreas afins de universidades públicas;
• 5 vagas para funcionários concursados do MinC;
• 5 vagas para produtores culturais concursados da UFRJ;
• 3 vagas para bolsistas de residência cultural;
• 2 vagas para a equipe de secretaria acadêmica do curso de especialização em acessibilidade cultural.
Logotipo do curso de especialização em acessibilidade cultural
Logotipo do curso de especialização em acessibilidade cultural
Com carga horária de 360 horas, o curso será dividido em nove blocos de 40 horas semanais. Cada bloco será realizado uma semana por mês, em local a ser definido, no Rio de Janeiro. Serão 12 disciplinas teóricas e práticas: política e diversidade cultural; aspectos gerais das deficiências; tecnologia assistiva I e II; exposição acessível I e II; seminário de projeto I e II; sensibilização em Libras; audiodescrição I e II; e Braile e outros recursos.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por via postal. A carta registrada deve ser enviada pelos Correios para a Caixa Postal 70104, Rua Prudente de Moraes, 147, Rio de Janeiro (RJ), CEP: 22420-970.
Os documentos necessários para a participação estão listados no edital de seleção.
Fonte: Magé 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.