segunda-feira, 30 de maio de 2016

Menina autista que pinta como Monet se desenvolve com a ajuda de gato

by Ricardo Shimosakai
Iris Grace pinta observada pela gatinha ThulaIris Grace pinta observada pela gatinha Thula
A menina inglesa Iris Grace, de 6 anos de idade, foi notícia em todo o mundo há dois anos graças às suas belas pinturas comparadas ao estilo de Monet. Dois anos depos, Iris está fazendo novos progressos com a ajuda de seu gato de estimação. Um vídeo divulgado pelos pais mostra que ela está perdendo o medo da água, e, segundo a mãe, ela até começou a falar com a ajuda do bichinho.
Iris Grace foi diagnosticada com autismo em 2011. Desde então começou a pintar para ajudar em seu desenvolvimento. Segundo os pais da menina, Arabella Carter-Johnson e Peter-Jon Halmshaw, ela tem uma capacidade de concentração de cerca de duas horas cada vez que pinta, e fez grandes progressos.
Segundo o jornal “Daily Mail”, a mãe de Iris lançou um livro no mês passado, contando a história da menina. Nele, ela diz que Iris e Thula, a gatinha, viraram velhas amigas no momento em que ela trouxe o animal para casa. “Thula ficou ao lado de Iris a partir do momento em que a viu e dormiu em seus braços durante a primeira noite como um anjo da guarda”, contou.
Os quadros de Iris Grace são comparados aos de MonetOs quadros de Iris Grace são comparados aos de Monet
O gato ajudou a menina a começar a falar. “Ela disse ‘senta, gato’ quando Thula estava tentando brincar com seu ipad”, escreveu também mãe. Arabella disse à “BBC” que quando os médicos diagnosticaram a menina com autismo eles afirmaram que ela não conseguiria se desenvolver muito.
“Ela tem um autismo severo, e eles disseram que ela nunca poderia falar. Que ela nunca poderá ser capaz de desenvolver as relações que outras crianças podem ter. E, então, chegamos com Thula e tudo mudou. Houve uma diferença notável. Ela foi capaz de se comunicar com a gente sobre o que ela queria, começou com ‘mais gato’ e ‘gato doente’”, disse a mãe.
Ainda segundo Arabella, o autismo não precisa ser algo ruim. “Ele não tem que ser esse diagnóstico sombrio. Pode ser um desafio, e é muito desafiador, às vezes, mas eu sinto que se você trabalhar com a criança e trabalhar com os seus interesses, você verá uma progresso e mudanças”, disse a mãe de Iris.
Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.