domingo, 22 de maio de 2016

Companhia de Teatro inicia curso gratuito para pessoas com e sem deficiência

by Ricardo Shimosakai
Aulas serão realizadas no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste GulbenkianAulas serão realizadas no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian
A PAR Cia de Teatro, através do programa Fomento Cidade Olímpica da Secretaria Municipal de Cultura, e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, abre inscrições para o projeto Incubadora Cênica. O projeto foi um dos selecionados pelo  Fomento Cidade Olímpica dentro da linha Arte Sem Limites, que dá apoio a atividades, espetáculos, processos de formação e companhias que envolvam acessibilidade e inclusão nas artes, em diversas linguagens. Através desta iniciativa, a companhia oferece um curso livre de teatro, gratuito, para pessoas com e sem deficiência. Serão disponibilizadas 40 vagas.
As aulas  terão início no dia 06 de junho e irão até 13 de setembro, às segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h,  no Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian.Os interessados poderão se inscrever até o dia 05/06, através do emailparciadeteatro@gmail.com e, no dia 06/06(início das aulas), as inscrições poderão ser feitas no local do curso. O projeto Incubadora Cênica integra o Circuito Cultural Rio, idealizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Prefeitura do Rio, para a programação cultural dos períodos Olímpico e Paralímpico, que vai de maio a setembro de 2016.
Além de descobrir talentos, a PAR Cia de Teatro quer, com este projeto, abrir espaço para que pessoas com e sem deficiência possam exercitar sua aptidão artística. O programa é voltado para alunos iniciantes, a partir de 12 anos de idade, e inclui aulas de história do teatro e seus gêneros teatrais, interpretação, voz, corpo, iluminação, figurino e cenário, sempre prevendo a inclusão dos alunos que tenham algum tipo de deficiência. Para isso, serão disponibilizados recursos como audiodescrição e Intérprete de Libras, piso tátil para orientar o aluno no espaço cênico, além de uma consultoria em acessibilidade visando atender todas as necessidades dos alunos com deficiência. Importante destacar que o local onde será realizado o curso possui elevador e banheiros adaptados, sendo, portanto, acessível a pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes.
“O projeto tem o objetivo de iniciar os alunos no exercício cênico acessível. Será um local de encontro, experimentação, investigação, conscientização e troca de experiências e a oportunidade para que pessoas  com e sem deficiência, que nunca fizeram teatro, tenham contato com este universo mágico”, explica Mati Lima, diretor artístico da PAR Cia de Teatro, que ministrará o curso ao lado da atriz e bailarina Moira Braga, do ator e músico Felipe Rodrigues, ambos deficientes visuais, e demais integrantes da companhia, que atuarão como monitores.
O curso coloca em prática uma metodologia já testada quando a PAR Cia de Teatro encenou, em 2015, o espetáculo Nhac! Uma Lição de Queijo, de Ed Anderson. Nesta montagem, estavam em cena os 10 atores/atrizes da Cia, entre eles Moira Braga e Felipe Rodrigues, que são deficientes visuais. Moira Braga, além de atuar, assinou a assistência de direção.“Sempre nos perguntam como ensinamos teatro para pessoa com deficiência.  É preciso compreender  a necessidade de cada um em razão do seu tipo de deficiência, no mais, a experimentação do jogo cênico é igual para todos.  Nosso diferencial  está em oferecer um curso cuja metodologia será construída para atender as necessidades que forem surgindo. A proposta é o curso se adaptar aos alunos e não o contrário”, explica Mati Lima.
Sobre a PAR Cia de Teatro – A PAR Cia de Teatro foi fundada em 2014 a partir da união de artistas com e sem deficiência. Do encontro de Mati Lima, Moira Braga, Lucciano Whyte, Fabíola Godoi e Genilson Barbosa surgiu a necessidade de desenvolver um trabalho que tem no material humano o foco principal: o ator explorando seu potencial artístico criativo para além de suas limitações. Hoje, a companhia é composta por nove profissionais com vasta experiência na produção artística, sendo dois deles com deficiência visual. A PAR Cia de Teatro tem a missão de mobilizar a classe artística pela inclusão dos artistas com deficiência em suas produções culturais, dando a eles a oportunidade de serem mais do que meros espectadores.
Circuito Cultural Rio  – Idealizado pela Prefeitura do Rio, o Circuito Cultural Rio conta com mais de 700 atrações, selecionadas e patrocinadas por meio dos editais da Secretaria Municipal de Cultura, que serão apresentadas em mais de 100 espaços culturais espalhados por toda a Cidade, além dos eventos que acontecem ao ar livre. Com peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus, bailes e afins, o Circuito Cultural Rio vai possibilitar uma experiência integral da diversidade cultural carioca.
Projeto Incubadora Cênica
Grátis
Período: de 06/06/2016 a 13/09/2016
Horários das aulas: Segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h
Inscrições: até o dia 05/06 pelo email parciadeteatro@gmail.com (no dia 06/06, as inscrições poderão ser feitas no local do curso)
Local: Centro Municipal de Cultura e Cidadania Calouste Gulbenkian (Rua Benedito Hipólito, nº 125 – Praça Onze – RJ – ao lado do Terreirão do Samba)
Fonte: Sopa Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.