terça-feira, 7 de maio de 2013

Não pude perceber que era depressão...



Ana, sessenta e dois anos.


   Ajudei meu marido a administrar uma casa de lanches, iniciada após sua aposentadoria. Trabalhando juntos, conseguíamos atritar o tempo todo, não havia mais tempo de sentir saudades. Arrumei e treinei substituta. Continuei ajudando em compras. O mercado estava desfavorável, ele pouco motivado, acabamos vendendo a lanchonete. Fui trabalhar em berçário, e após assessorei um padre em seus trabalhos. Minha sogra idosa, fragilizada em sua saúde, precisando de tratamento especializado, precisou ser cuidada entre minha casa e a casa de outra filha, durante cinco anos. Nós dois atritávamos muito, divergindo quanto à forma correta de cuidar da doente, e ele foi assumindo cada vez mais a tarefa. Minha coluna vertebral não era mais sadia o suficiente para ajudar. Mudamos para Americana, aqui trabalhei em comércio e secretaria de ONG. Perdi este querido trabalho após seis meses de busca de diagnóstico, para desconforto intestinal, que terminou em cirurgia. Recebi então boas informações de amigos sobre o Centro de Integração e Convivência do Idoso – CIVI, de nossa cidade. Lá faço Yoga e Dança Circular, de forma gratuita tendo contato com muitas pessoas, o que me alimenta e me renova. Após a aposentadoria, o marido ótimo, caseiro, que viveu sempre para a família passou a ser mais briguento ainda, e eu só enxerguei que seu cuidado falho da própria saúde e seu enclausuramento eram sinais de depressão quando uma psicóloga me mostrou isto. Percebi então que uma vida de qualidade para todos nós é tão mais possível quanto mais eu administrar pessoalmente esta depressão, com a ajuda de minhas filhas e dos médicos que o atendem. Os verbos são respeitar, amar e cuidar. Podemos fazer isto. “Fortes razões, fazem fortes ações.” - William Shakespeare.


                                                                                              


Caso real,identidade preservada a pedido,Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail : bfritzsons@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.