terça-feira, 14 de maio de 2013

Maternidade acima de tudo


MATERNIDADE ACIMA DE TUDO

   Esta condição de maternidade a vida escolheu por mim. Os avós de meu filho determinaram com seus genes sua rara doença neurológica de curso irreversível, ainda sem chance de cura (Leucodistrofia de Canavan). Meu nome é Sofia, mãe de Theo, que está há doze anos comigo, eram previstos somente três anos. Esse mocinho que não pôde andar (usa cadeira de rodas), não pôde ver ou falar, me emociona cantarolando do seu jeito qualquer das músicas que conhece de Bethoven, Vivaldi, Mozart, com um sorriso de prazer. Ele me levou a lutar por uma excelência de tratamento médicos e somar ainda florais, acupuntura, massagens com óleos medicinais. Aprendi também a lutar por cirurgias necessárias, mesmo que ele pudesse se beneficiar por pouco tempo.  Penso que são direitos – cada ser humano tem o direito à maior qualidade de vida possível. Acho que muitas pessoas se distanciam, hesitando em enfrentar todos os dias a morte tão assustadoramente possível. E perdem a deliciosa oportunidade de poder sorrir, aconchegar, cantarolar e cuidar agradecendo pela dádiva de sua presença. Theo foi me desconstruindo aos poucos, foi-se o casamento, mas o pai ainda é presente. Foi-se a Sofia que podia trabalhar, e agora é cuidadora em tempo integral, com folga quinzenal. No início me anestesiei de qualquer dor, num mar de ansiedade e depressão. Depois reaprendi a sentir para sobreviver, preciso me cuidar, para cuidar do Theo. Surgiu uma mãe capaz de ajudar outras mães, tenho tempo de me informar muito, ler muito, e usar o conhecimento do caminho já percorrido para aliviar sofrimentos desnecessários e indicar possíveis soluções. Theo é um excelente professor. Aprendi com ele a ser uma mãe feliz, aqui, agora. Desejamos um feliz dia a todas as mães. Aqui, agora.

Caso real, identidade preservada a pedido, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail : bfritzsons@gmail.com


 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.