segunda-feira, 20 de maio de 2013

Depois do 60/ Recomeçar vida profissional


Confira 10 conselhos para recomeçar a vida profissional dos 60 anos 
Com o aumento da expectativa da vida e a percepção das empresas sobre a importância de manter e contratar profissionais experientes, seis décadas de vida e muitos anos dedicados à carreira podem significar não a aposentadoria, mas sim um recomeço profissional.
Para a psicóloga Marcia Luz, bastam alguns cuidados e atitudes relacionadas a comportamento e estilo de vida para que profissionais experientes encontrem a felicidade profissional e afastem definitivamente o estereótipo de que a aposentadoria deve ser dramática.
Márcia atua como coach executiva e pessoal formada pelo Integrated Coaching Institute (ICI) e autora dos livros “Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena” (2005), “Outras Lições que a Vida Ensina e a Arte Encena” (2007), “Construindo um Futuro de Sucesso” (2009) e “Agora é pra Valer” (2012).
Confira as 10 dicas para quem quer se recolocar no mercado aos 60 anos:
(1) PREPARE O SEU CURRÍCULO
Ele não precisa ser extenso. Restrinja-se às informações mais relevantes em termos de carreira, escolaridade e principalmente mostre de que forma você pode contribuir para a sociedade.
(2) BUSQUE ENTREVISTAS
Busque obter uma entrevista na empresa que está interessado. Eles precisam saber que você existe. Mostre o seu valor. Atitude pró-ativa impressiona e desbanca o conhecimento o tempo todo.
(3) REDE DE CONTATOS
Avise seus contatos que está à disposição para novas empreitadas. O mercado precisa de pessoas experientes e de confiança para assumir funções estratégicas.
(4) VOLTE A ESTUDAR
No mundo do conhecimento, essa opção precisa ser uma constante. Descubra cursos em suas áreas de interesse. E pode ser algo muito diferente do que você faz hoje. Procure identificar o que gosta de fazer, quais são seus hobbies. Lembre-se que sempre é possível  começar uma nova carreira do zero.
(5) UTILIZE A INTERNET COMO ALIADA 
Na rede você pode encontrar oportunidades, fazer novos contatos, descobrir novos caminhos. Experimente a rede do Linkedin, que funciona muito bem para troca de experiências profissionais.
(6) MANTENHA A ALMA JOVEM
As pessoas envelhecem não porque os anos passam, mas porque enrijecem o próprio espírito.
(7) CONCILIE TRABALHO E LAZER 
passagem dos anos deve ter trazido sabedoria e você provavelmente já aprendeu que existe o caminho do esforço e o das escolhas sensatas. Trabalhe de maneira focada e prazerosa.
(8) PENSE NO PRÓPRIO NEGÓCIO
Avalie a possibilidade de criar seu próprio negócio. No entanto, prepare-se para isso: estude o mercado, faça cursos, solicite orientações ao Sebrae, por exemplo, e monte seu plano de negócios detalhado.
(9) TREINE A FLEXIBILIDADE
Não parta do pressuposto de que sua colaboração para a empresa é mais valiosa do que as gerações que estão chegando. Cada uma traz sua própria riqueza e saber transitar entre cada um dos mundos é valiosíssimo, pois denota inteligência emocional.
(10) ACEITE TRABALHOS TEMPORÁRIOS
Ao ingressar numa empresa, você pode mostrar o seu valor e, assim, obter novas oportunidades.

Fonte: www.coisadevelh.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.