domingo, 24 de abril de 2016

SOU GRATO PELOS MEUS NOVENTA E CINCO ANOS!
   Nasci em Corumbataí. Tinha um tio que tocava violino. Eu tocava violão, de ouvido, desde pequeno. Meu pai era marceneiro. Eram tempos em que se aprendia com as pessoas que estavam à nossa volta. Um amigo da família, que também frequentava nossa igreja presbiteriana, sabia desenhar e construir violinos.
   Vim mocinho para Americana, fui tecelão em Carioba. Com dezesseis anos, tocando em uma festa, encontrei minha futura esposa. Durante três anos namoramos uma vez por mês, ela morava longe, eu viajava de trem e passava o fim de semana na casa de sua família. Tínhamos quase a mesma idade – onze dias de diferença só!
   Nossa união gerou quatro filhos. Para sustentar a família, comecei a trabalhar como construtor de casas, era mais rentável. Com trinta e poucos anos consegui fazer cinco violinos, tinha o modelo de papelão, sabia um pouco de marcenaria. Ganhei o casco de um tatú de amigo e consegui transformar em belo instrumento. Eram tempos em que se confeccionava as próprias ferramentas de trabalho. Sabia também confeccionar sapatos de couro. Minha esposa costurava todas as roupas de casa.
   Sempre toquei nas festas da igreja.  Frequento até hoje, mas tocar já ficou difícil, a idade endureceu meus dedos. A esposa se foi aos oitenta e seis anos. Com o amparo de meus filhos, continuei dirigindo meu carrinho até o ano passado, buscando concertos de orquestras, encontrar amigos, viajando em excursões especiais para gente de minha idade. Agora cuido de um problema de saúde que surgiu, e decidi que era hora de parar de dirigir. Mas ainda consigo fazer bonitas bengalas de bambu.
A música expressa o que não pode ser dito em palavras, mas não pode permanecer em silêncio.

Caso Real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.