sexta-feira, 1 de abril de 2016

Praia Acessível atrai pessoas com deficiência e idosos

sexta-feira, 01 de abril 2016:
FONTE :http://www.oestadoce.com.br/geral/praia-acessivel-atrai-pessoas-com-deficiencia-e-idosos
Entrar no mar sem ser machucada. Poder sentir a natureza, contemplá-la com tranquilidade e, finalmente, entender o porquê de estar em uma cadeira de rodas. Esta foi a descrição da fotógrafa Regiane Ataílde, ou como ela gosta de ser chamada: Gigi, uma das primeiras participantes do projeto Praia Acessível. Assim como Gigi, outras pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, além de idosos, em Fortaleza, vão poder usufruir da praia e tomar banho de mar com a segurança necessária.
A sensação já esquecida, ou nunca sentida, por alguns, já é possível através do projeto Praia Acessível, lançado, ontem, no Aterrinho da Praia de Iracema. O espaço funcionará, com estrutura apropriada e acompanhamento de profissionais capacitados, de quarta à domingo, nos horários de 9 às 14h, em frente ao Hotel Sonata.
Depois de muito tempo sem ter acesso ao mar, como tinha antes de ter sofrido um acidente de moto que a deixou paraplégica, em 2010, Gigi já nem lembrava o quanto gostava. “É uma sensação maravilhosa. Desde sempre perguntei a Deus porque tinha acontecido esse acidente tão grave comigo. Logo eu aceitei (ser cadeirante), logo eu voltei a ser o que eu era, mas sempre me perguntava: Por que fiquei assim? Agora está explicado. É para ajudar aos cadeirantes que precisam de ajuda”, disse emocionada.
Gigi auxiliou na capacitação dos profissionais que participam do projeto. Agora, o que mais quer é ajudar de perto, como os instrutores. “As pessoas precisam de alguém que as estimulem”, afirmou.
O aposentado Carlos Alberto também teve a oportunidade de tomar um banho de mar, ontem. “Depois de muito tempo que não entro no mar, quando entrei, me recordei do contato com a natureza. Foi muito bom”, disse ele, que já tinha experimentado o banho assistido em Santa Catarina e no Maranhão. Mas, agora, o mar está mais perto.
A dona de casa Fátima Almeida acompanhava a filha Priscila, 24, que tem paralisia cerebral, enquanto participava da aula de vôlei. “Minha filha adorou e estou muito feliz dessa oportunidade, pretendo voltar logo para que ela entre no mar”.
O Praia Acessível é uma idealização do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Fortaleza. No local, toda a faixa de areia é adaptada com esteira, que leva ao mar. Para entrar na água, o usuário é acompanhado por quatro profissionais, em uma cadeira anfíbio, que é apropriada e possui colete de segurança. Além disso, a estrutura possui piscinas com terapeutas, mini praça com aparelhos para atividades físicas adaptadas, e espaço para vôlei e frescobol.
Durante o lançamento, o governador Camilo Santana ressaltou que a experiência é uma conquista de um direito de todos, de ir à praia, e usufruir de equipamentos de acessibilidade. “Isso é uma forma de garantir cidadania, garantir espaço para que elas também possam se divertir e ter acesso a esse bem maravilhoso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.