sexta-feira, 1 de abril de 2016

Atitude negativa em relação à velhice afeta a saúde

Escrito por  Dianne Depra(*)
Avalie este item
(0 votos)
atitude-negativa-em-relacao-a-velhice-afeta-a-saude-fotodestaqueO envelhecimento é inevitável, mas é geralmente tratado com uma atitude negativa. Basta olhar para a indústria da beleza orientada a voltar o relógio de todas as formas possíveis. Envelhecer terá as suas desvantagens, mas as pessoas estão perdendo a chance de fazer maior proveito dessa fase, pois olhar negativamente para o envelhecimento ao longo da vida só trará efeitos prejudiciais e mensuráveis no aspecto cognitivo de um indivíduo, na saúde física e mental.
Atitudes negativas em relação à velhice têm um efeito sobre a saúde física e cognitiva nos anos posteriores, de acordo com a pesquisa realizada pela universidade Trinity College Dublin (TCD).
Em um estudo publicado na revista Personality and Individual Differences (Personalidade e Diferenças Individuais), os pesquisadores Dierdre Robertson e Rose Anne Kenny detalharam os resultados de seus trabalhos depois de analisar o Estudo Longitudinal irlandês sobre Envelhecimento (TILDA) na TCD.
As conclusões da pesquisa provam que os adultos mais velhos que têm atitudes negativas em relação ao envelhecimento tiveram piores habilidades cognitivas e velocidades mais lentas dois anos mais tarde em comparação com as pessoas com atitudes positivas em relação à velhice. Neste grupo, o resultado após dois anos permaneceu igual mesmo tendo outros fatores, como alterações de saúde, condições de vida, humor e medicamentos terem sido contabilizados.
Outro achado da pesquisa é que atitudes negativas em relação ao envelhecimento também afetam a forma em que várias condições de saúde se manifestam.
Em adultos frágeis, por exemplo, os riscos de múltiplos problemas de saúde, que incluíam pior cognição, foram maiores. No entanto, aqueles com atitudes negativas acabaram por ter pior condição cognitiva em comparação com os participantes do Tilda que não foram classificados como frágeis. E aqueles que tinham atitudes positivas sobre o envelhecimento acabaram por ter as mesmas habilidades cognitivas que os participantes não-frágeis tinham. 
"A nossa forma de pensar, falar e escrever sobre o envelhecimento pode ter consequências diretas na saúde", disse Robertson, acrescentando que todos vamos envelhecer e, portanto, olhar negativamente para o envelhecimento ao longo da vida só trará efeitos prejudiciais e mensuráveis no aspecto cognitivo de um indivíduo, na saúde física e mental. 
Kenny também disse que os legisladores e pesquisadores podem usar os resultados de seu estudo e trabalhar em conjunto para desenvolver e implementar intervenções em toda a sociedade para enfrentar atitudes e possivelmente criar novas formas de manter a saúde nos últimos anos. 
Em síntese, o envelhecimento é inevitável, mas é geralmente tratado com uma atitude negativa. Basta olhar para a indústria da beleza próspera orientada a voltar o relógio de todas as formas possíveis! Envelhecer terá as suas desvantagens, mas as pessoas estão perdendo a chance de fazer maior proveito dessa fase, especialmente porque tem sido demonstrado que o simples fato de ter uma atitude negativa em relação ao envelhecimento irá impactar negativamente a saúde física e cognitiva ao final. 
(*)Dianne Depra escreveu para Tech Times. Tradução livre de Dhara Lucena, colaboradora do Portal do Envelhecimento. Disponível Aqui
FONTE :http://www.portaldoenvelhecimento.com/comportamentos/item/3983-atitude-negativa-em-relacao-a-velhice-afeta-a-saude

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.