sexta-feira, 1 de abril de 2016

Relatório destaca Brasil entre os dez maiores investidores em energia renovável do mundo

Parque eólico em Parnaíba, Piauí (Foto: Delafrut/Wikicommons – cc)
O investimento global em energias renováveis atingiu o valor de 286 bilhões de dólares em 2015.  O valor é um dos mais altos já registrados e, pela primeira vez, foi maior que o dobro do registrado para os recursos gastos com carvão e gás.Além do ineditismo do número, o Brasil aparece entre os dez países que mais investem no setor. O relatório publicado na sexta-feira passada (25) foi elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o organismo de Finanças de Nova Energia da Bloomberg (BNEF) e o Centro de Colaboração para o Clima e o Financiamento de Energia Sustentável da Escola de Frankfurt e da agência da ONU.
Os recursos para energia solar em solo brasileiro alcançaram o equivalente a US$ 657 milhões em 2015. O total de recursos investidos pelo Brasil foram calculados em cerca de 7 bilhões. A maior parte dos investimentos foi destinada à produção de energia eólica, que somou 5,7 bilhões. Estimativas indicam que esse tipo de energia produziu dois gigawatts a mais em 2015 para o país. O relatório aponta que esse pode ser o indício do começo de um novo grande mercado para o uso de placas fotovoltaicas.
China, Índia e Brasil registraram um aumento de 16% em 2015, alcançando 120,2 bilhões de dólares. A China responde pela maior fatia deste orçamento – quase 100 bilhões.

(Investimento global em energia renovável por região, 2015)

Sobre a pesquisa

“A pesquisa revela que fontes renováveis geraram 134 gigawatts adicionais em 2015, em comparação com os 106 GW produzidos em 2014. O valor equivale a 54% de toda a potência energética adicional produzida no ano passado. Essa quantidade de energia limpa impediu que 1,5 gigatonelada de gás carbônico fosse liberada na atmosfera. Desde 2004, países teriam investido 2,3 trilhões em energias renováveis”, de acordo com matéria da ONU.
(Fonte: ONU Brasil)
- See more at: http://thecityfixbrasil.com/2016/04/01/relatorio-destaca-brasil-entre-os-dez-maiores-investidores-em-energia-renovavel-do-mundo/#sthash.I7JeV9Ke.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.