quinta-feira, 17 de setembro de 2015

SER FLEXÍVEL ACRESCENTA VIDA À VIDA - depoimento, caso real


   Tinha vinte e seis anos, estava em uma missa, e fiquei emocionada quando pessoas com deficiência num dado momento da cerimônia fizeram um chamamento à comunidade, pedindo apoio dos presentes para o movimento “Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência”.
   Minha família sempre foi muito presente aos movimentos católicos, mas não temos pessoa com deficiência entre nós.  Ainda não, não sabemos qual nosso futuro.
   Sou Carolina Pereira, hoje com cinquenta e oito anos, há trinta e quatro atuante neste movimento, assumindo lutas que originalmente não seriam minhas.
   Acompanhamos as famílias, buscando melhores recursos de saúde, regularização dos documentos, oportunidades de estudo e trabalho. Acontecem namoros e casamentos. Fazemos reuniões no mínimo mensais, e para algumas pessoas com deficiência é a única saída de casa no mês.
   Providenciamos o transporte, palestrantes, passeios para parques, litoral, pontos turísticos com acessibilidade, funcionando como acompanhantes e parceiros. Sem uma estrutura financeira, só com ações entre amigos, e ocasional da Prefeitura Municipal. Usamos carro próprio para os trabalhos.
   A FCD é movimento ecumênico, nos dá formação específica e conta com hierarquia de delegados de cidades e estados do país que é constantemente reciclada para atender melhor.
   O envelhecimento desta população é novo desafio.
   Fiz curso profissionalizante de fotografia para documentar melhor as atividades do grupo. Aprendi a usar “Fan Page”, “Skipe”, criei laços sociais que antes não poderia imaginar que existissem.
   Aprendo com cada daqueles que “ajudo”, no final das contas, quem ajudou quem?
“Nenhuma limitação atrapalha a vida” – Maria de Lourdes Guarda.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.