sexta-feira, 18 de setembro de 2015

O depoimento de Monize indica o quanto ainda precisamos evoluir em cuidados pós-acidentes para sermos preventivos em relação á possíveis deficiências futuras...

LEVO “NORMAL” – A GENTE TEM QUE SER FELIZ!

   Sou Monize. Tenho dezenove anos. Curso o primeiro semestre de Recursos Humanos, nível universitário. Já agreguei ao meu currículo o curso de Aprendizagem Industrial Assistente Administrativo do Senai, de 800 horas de duração, em turma de dez alunos com diferentes deficiências. Gostei muito de conviver com meus colegas e professora, e achei o conteúdo ótimo. Descobri sozinha esta oportunidade, na internet, depois que meu médico forneceu meu laudo de deficiência, há pouco tempo.
   Qual é minha deficiência? Meus amigos dizem que não dá para notar, mas a articulação e função de meu braço esquerdo não possuem a força e nem a mobilidade que seriam esperadas devido à monoparesia braquial.
   Com quatro anos de idade, quebrei meu braço em uma queda, comprometendo meu cotovelo. Retirado o gesso, meus pais consternados perceberam a falha na articulação, mas a orientação médica foi de que deveriam esperar minha solicitação para tentar nova cirurgia.
   Nunca senti nenhum tipo de discriminação, mas há três anos atrás tentei melhorar este braço com intervenção cirúrgica. O médico precisou quebrar novamente meu osso, mas constatou que pelo tecido cicatricial passavam todos meus nervos e tendões. Havia alto risco de perda total de movimentos. Ele optou por não proceder a nenhuma alteração, fixando tudo com sete pinos e uma placa de metal.
   Quando o tempo esfria dói bastante. Varrer a casa muito tempo, provoca formigamentos. Mas sou uma garota “normal”, que usa roupas “normais”, que curte amigos e família, que busca um trabalho, que já namorou quatro anos, e que usa o “Facebook”.


“Liberdade de voar num horizonte qualquer. Liberdade de pousar aonde o coração quiser. ”  - Cecília Meirelles.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.